HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
06 jul 2018 - 01:53
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Viabilidade da indústria argentina de biodiesel depende de sanções da UE

BUENOS AIRES (Reuters) - A indústria de biodiesel da Argentina está em risco depois que a União Européia ameaçou impor tarifas sobre as importações do país sul-americano, após acusações de que a nação subsidiou injustamente seu setor de biocombustíveis.

A ameaça de tarifas suspendeu as vendas argentinas de biocombustível à UE, disseram fontes da indústria à Reuters, acrescentando que a imposição de um imposto deixaria 85% das exportações de biocombustível do país sem um mercado viável e poderia forçar os produtores a fecharem suas portas.

Com grandes produtores como Cargill e Bunge, a Argentina é líder em exportações de biodiesel. Mas o setor sofreu sanções comerciais no passado depois de ser acusado de se beneficiar ilegalmente da soja subsidiada.

'É muito provável que a Europa possa aplicar sanções anti-subsídios em dois ou três meses. Nesse cenário, há uma alta probabilidade de que as linhas de produção parem ', disse Claudio Molina, diretor executivo da Associação Argentina de Biocombustíveis e Hidrogênio.

A indústria já havia evitado sanções da UE ao redirecionar suas remessas de biodiesel para outros mercados. Mas o setor, que registrou US $ 1,2 bilhão em receita no ano passado, não pode mais redirecionar as exportações para os Estados Unidos.

No final de 2017, Washington impôs tarifas e parou as importações argentinas de biodiesel após acusações similares de subsídios e 'dumping'.

A ameaça da UE já enfraqueceu as vendas para a Europa, reduzindo as exportações de biodiesel da Argentina para não mais de 700 mil toneladas este ano, ante 1,65 milhão de toneladas embarcadas em 2017, segundo a Câmara de Biocombustíveis da Argentina (CARBIO).

"A Europa é uma ameaça para nós", disse o presidente do CARBIO, Luis Zubizarreta, acrescentando que as usinas de biodiesel mal podem operar sem o mercado europeu.

A investigação da UE sobre os supostos subsídios começou quatro meses depois de ter perdido um caso na Organização Mundial do Comércio em que acusou a Argentina de dumping. Após a decisão da OMC, a UE revogou impostos que haviam bloqueado as importações argentinas de biodiesel para a Europa por três anos.

"É uma situação ruim, já que as chances de recuperarmos esses mercados externos são baixas", disse uma fonte da indústria que pediu para não ser identificada.

Em maio, o governo argentino elevou os impostos de exportação do biodiesel de 8% para 15%. O aumento também pode prejudicar a indústria, segundo Zubizarreta.

MERCADO INTERNO, UMA ALTERNATIVA


A investigação pode se arrastar por mais de um ano, e fontes dizem que a UE deve cobrar taxas provisórias sobre o biodiesel no segundo semestre de 2018, contribuindo para uma perspectiva pessimista do setor. Molina acredita que o aumento do consumo interno pode ser a melhor opção do setor.

A lei argentina atualmente determina que os fornecedores de combustível usem uma mistura de 10% de biodiesel em todo o diesel vendido ao público. O país usou 1,17 milhão de toneladas de biocombustível no ano passado, segundo dados do governo.

Aumentar esse mix para 12 por cento e também usar mais biodiesel em usinas de energia, transporte público e máquinas agrícolas pode cobrir até metade da capacidade de produção anual da Argentina de 4,4 milhões de toneladas dentro de três anos, disse Molina.

No entanto, os planos para aumentar as cotas de mistura para o biodiesel consumido publicamente ainda não existem, disse uma fonte do governo à Reuters.

'Sustentar a indústria com um mercado interno de 1,1 milhão de toneladas é praticamente impossível. Se não tivermos novos mercados de exportação, estaremos prestes a fechar as linhas de produção ', disse uma fonte de uma empresa exportadora de biodiesel que desejava permanecer anônima.

Reportagem de Maximilian Heath Escrita por Scott Squires Edição de Nicolás Misculin e Alistair Bell

Fonte: Reuters
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO