A BSBios vai ampliar em cerca de um terço a capacidade instalada de sua usina de biodiesel de Passo Fundo (RS). A autorização para que a empresa inicie as obras na planta foi publicada hoje (26) pela ANP no Diário Oficial da União (DOU).
Uma vez encerradas as obras de ampliação previstas na Autorização 331, a BSBios poderá elevar a capacidade produtiva de sua usina gaúcha para 288 milhões de litros - cerca de 33% além dos atuais 216 milhões de litros.
Essa será o quarto aumento de capacidade da planta desde que ela entrou no mercado em meados de 2007. Quando foi inaugurada, o complexo podia colocar no mercado até 124,2 milhões de litros. Em junho de 2009 e junho de 2015, a usina completou outros processos de atualização de suas instalações.
A ampliação elevará a capacidade instalada no Rio Grande do Sul para 2,17 bilhões de litros e fará com que o país ultrapasse a marca de 7,81 bilhões de litros. Atualmente, o Brasil conta com 51 fábricas de biodiesel devidamente autorizadas pela ANP a funcionarem.
Esse ano, a Granol completou investimentos em sua usina de
Anápolis (GO) tornando-se a maior produtora de biodiesel com 558 milhões de litros em capacidade. A Oleoplan também anunciou novos investimentos em seu complexo de
Iraquara (BA) e a Olfar recolocou a usina de
Porto Real (RJ) para funcionar.
Ranking
Completada a obra, a BSBios de Passo Fundo vai galgar cinco posições no ranking nacional de fabricantes tomando a 7ª colocação que, atualmente, pertence à Cargill.
Hoje, a usina ocupa a 12ª lugar - onde se encontra empatada com a Cofco e a Olfar.
A BSBios é uma das empresas mais ativas do setor. Dos 3,8 bilhões de litros de biocombustível fabricados no ano passado, 395,6 milhões de litros - 10,4% - foram fabricados pelo grupo empresarial. Destes, 198,8 milhões de litros saíram da unidade em Passo Fundo.
No total, o grupo BSBios passará a ter capacidade para fabricar 496,8 milhões de litros anuais somando a capacidade das plantas de Passo Fundo e de Marialva (PR.)
Fonte: Portal BiodieselBR - texto de Fabio Rodrigues