Em uma manobra que representa muito na luta pela sustentabilidade, a União Europeia prometeu diminuir em pelo menos 40% sua emissão de gases que proporcionam o efeito estufa. A redução, que representa a adesão da UE à Conferência de Paris, deve acontecer até 2030. A União Europeia é, atualmente, responsável por 9% das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo.
'Não foi fácil, mas chegamos em um acordo', disse Miguel Arias Canete, comissário europeu para assuntos sobre clima.
A ministra francesa Ségolène Royal celebrou a adesão do primeiro continente. 'O continente europeu é o primeiro a acertar sua contribuição, como solicitado pelas Nações Unidas', disse.
Os ministros envolvidos precisaram aceitar ações que afetariam setores econômicos do continente, o que de acordo com a imprensa local não foi uma tarefa muito fácil. Agora, Royal espera que a iniciativa da Europa incentive o restante do mundo a apresentar suas participações.
Responsáveis por 12% das emissões de gases de efeito estufa no mundo, os Estados Unidos pretendem, até 2025, cortar tal emissão em taxas de 26% a 28% em relação aos níveis de 2005. Entretanto, nada foi oficializado até o momento. Na mesma situação está a China, que é responsável por 25% das emissões e deve estabilizar-se até 2030.
'Os Estados Unidos já se declararam sobre a ambição de contribuir com sua reponsabilidade no aquecimento global. No entanto, nos resta esperar pelo plano escrito, para que então verifiquemos se são específicas e credíveis o suficiente para alcançar nossas metas', disse Royal, que voltou a enaltecer o pioneirismo da UE.
'A primeira e única contribuição escrita, até o momento, é a da União Europeia. Esperamos que ela sirva de exemplo', concluiu.
Fonte:
Terra