Parceria entre as instituições irá alavancar projeto Coalização pela Ação
A Associação Mundial de Bioenergia (WBA - sigla em Inglês) anunciou na última semana que se juntou a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) para fortalecer ainda mais o projeto chamado Coalização pela Ação, o qual foi criado em 2014 e vem buscando incentivar o uso de energias limpas pelo mundo.
De acordo com a IRENA, o projeto começou com 35 organizações industriais e da sociedade civil sobre energia renovável, as quais assinaram um uma declaração conjunta sobre a formação de uma Coalizão de Ação para garantir o apoio público para energias renováveis. Com a entrada da WBA, os avanços são ainda maiores em 2018 chegando a 77 membros incluindo empresas privadas, associações industriais, sociedade civil, institutos de pesquisa e organizações internacionais.
O projeto forma uma rede internacional chave para discutir as tendências da indústria, compartilhar conhecimentos e trocar as melhores práticas para a transformação global da energia. A coalização de Ação opera através de alguns fluxos de trabalho como grupo de trabalho de negócios e investidores, subgrupo energético comunitário e grupo de trabalho de comunicação.
Segundo o diretor executivo da WBA, Bharadwaj Kummamuru, a união entre instituições será de extrema importância para o setor renovável do país. "Ao juntar-se à coalizão, a WBA e a IRENA podem trabalhar mais de perto para promover a bioenergia e abordar as diversas questões socioeconômicas e tecnológicas relacionadas à bioenergia e desenvolvimento renovável" ressaltou ele.
De acordo com a WBA a Bioenergia é a maior fonte de energia renovável globalmente e a WBA é a principal voz global para a comunidade de bioenergia. Ao se juntar ao IRENA CoA, a WBA pode aumentar a proeminência da bioenergia e comunicar de forma eficaz os múltiplos benefícios do desenvolvimento de bioenergia sustentável.
Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR