HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
06 abr 2017 - 06:03
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Senador apresenta proposta de modernização do Selo Social do Biodiesel

O senador Cidinho Santos apresentou uma proposta de modernização do Selo Social do Biodiesel, de forma a atender de forma mais ampla a agricultura familiar em todo o país. Em audiência na tarde desta terça-feira, 04, com o secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SDA), José Ricardo Roseno, o parlamentar mato-grossense propôs a criação de um fundo para o financiamento para projetos voltados para os pequenos produtores brasileiros.

Pela proposta de Cidinho Santos, o fundo será gerido pelas entidades representativas da agricultura familiar e das indústrias de biodiesel. 70% dos recursos seriam destinados para projetos regionais e 30% para projetos nacionais, voltados principalmente nas regiões mais pobres do país, como Norte, Nordeste e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

'Poderemos investir em qualificação, assistência técnica, pesquisas, instalação de agroindústrias em assentamentos, e dar uma efetividade ainda maior para o Selo Social do Biodiesel', explica o senador.

Para a escolha dos projetos, o senador Cidinho propõe a criação de um comitê gestor, composto por representações dos governos federal e estadual, das entidades representantes dos trabalhadores rurais, como a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), e dos produtores de biodiesel, como a Apub (Associação dos Pequenos Produtores de Biodiesel), o Sindibio (Sindicato da Indústria de Biodiesel e Biocombustíveis), a Aprobio (Associação dos Produtores de Biodiesel), Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e a Ubrabio (União Brasileira dos Produtores de Biodiesel).

'O Mato Grosso já tem exemplos de fundos bem-sucedidos, como o fundo do algodão, da soja e da bovinocultura. Estamos propondo o mesmo modelo, mas com o comitê gestor para administrar os recursos', ressalta o senador.

A proposta do senador Cidinho Santos teve boa aceitação e uma nova reunião na Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário deve acontecer na próxima semana.

Fonte: Assessoria
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 abr 2024

Pesquisa da UEMS mostra que planta aquática tem potencial para fitorremediação e produção de biocombustível

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Frente critica tentativa de incluir diesel coprocessado no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Petrobras perde força em duelo com agronegócio após derrota na ANP; veja bastidores

+
SAIBA MAIS
29 abr 2024

Planejar transição energética é a prioridade no G20

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO