HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
16 fev 2017 - 06:23
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Seagro identifica áreas para implantar unidades demonstrativas para produção de biodiesel

As unidades serão cultivadas (oleaginosas) para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel



Uma equipe de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) está realizando visitas em comunidades de agricultores familiares e quilombolas, localizadas em 11 municípios do Estado para implantar três Unidades Demonstrativas para produção de biodiesel. As unidades serão cultivadas (oleaginosas) para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. A próxima visita será nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, nos municípios de Porto Nacional e Brejinho de Nazaré.


A equipe já esteve nos municípios de Santa Rosa do Tocantins, São Valério, Monte do Carmo e Natividade. Após as visitas serão escolhidos os locais definitivos para a implantação das Unidades Demonstrativas. A expectativa é que, até mês de março, as áreas sejam identificadas.  Logo em seguida inicia o processo para a implantação das unidades, previstas para este ano. A intenção é impulsionar a produção consorciada em culturas perenes, como a macaúba, com as culturas anuais, como soja, amendoim, gergelim, girassol, entre outras.


Para o engenheiro agrícola da Seagro, Wagner Sampaio Palhares Junior, programa como este proporciona a inclusão social, principalmente para os agricultores familiares, possibilitando a geração de renda no campo. "É importante esclarecer a estes produtores a importância dos benefícios para aqueles que fazem parte do programa, pois ligado ao Selo Combustível Social, passam a ter garantia de benefícios como assistência técnica, contrato e valor de compra e critérios de reajuste do preço, entre outros", enfatizou.


Wagner esclarece ainda que, a Seagro e parceiros buscam também implantar um programa energético economicamente viável, socialmente equitativo e ambientalmente sustentável.


Selo combustível


O selo é um instrumento do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, instituído em 2005, e tem como fundamento a inclusão social e produtiva da agricultura familiar, o desenvolvimento regional e a produção sustentável de matéria prima para energia renovável. Para obter a concessão do selo, as indústrias produtoras de biodiesel precisam cumprir três requisitos, previstos na legislação. Um deles é comprovar a aquisição de matéria-prima da agricultura familiar, de acordo com os percentuais estabelecidos por região.


O programa é fruto de um convênio entre antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atual Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, Seagro, UnitinsAgro, Embrapa e outros parceiros.


Fonte: Elmiro de Deus/Governo do Tocantins publicado em O Girassol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO