HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
11 abr 2017 - 08:28
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Risco de morte por doenças respiratórias pode aumentar até 12% no outono/inverno

Risco de morte por doenças respiratórias pode aumentar até 12% no outono-inverno, diz especialista. As principais delas são Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e câncer de pulmão. As doenças respiratórias estão relacionadas a poluição do ar e entre os meses de maio e setembro, época em que as condições atmosféricas favorecem a concentração de poluentes, o risco de morte por doenças respiratórias pode aumentar.

De acordo com o professor doutor Marcelo Ceneviva Macchione, pneumologista, a quantidade de resíduos lançados pelo tráfego excessivo de veículos e pela atividade industrial tem afetado a qualidade do ar e prejudicado as condições de saúde da população.

'Várias doenças pulmonares podem estar relacionadas à inalação do monóxido de carbono (CO) e das partículas finas presentes no ar poluído. As principais delas são Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e câncer de pulmão, sendo que algumas pessoas que já possuem asma e rinite podem ter o quadro agravado', aponta o especialista.
Ainda de acordo com o especialista, um estudo publicado pela revista 'Nature' e realizado por cientistas britânicos mostra que 3,5 milhões de mortes prematuras (dados de 2017) estão relacionadas à poluição por partículas finas (chamadas de PM2,5).

O tema 'Doenças Respiratórias' veio ao encontro do Dia Mundial da Saúde, celebrado no último dia 7.  A discussão esclareceu que quando inalado em níveis muito altos, o monóxido de carbono (CO) é extremamente tóxico e pode levar à morte por asfixia.

'Pessoas que crescem em áreas de grande poluição estão mais propensas a desenvolver esse tipo de doença. Mas as pessoas que vivem nas demais regiões também estão sujeitas, ou seja, todos nós podemos desenvolver alguma doença respiratória em virtude da poluição ambiental', ressalta.

POLUIÇÃO

Macchione alerta a população que a poluição tem se transformado em um problema que merece a preocupação de todas as nações.

'O estudo é um exemplo do quanto é necessário se preocupar com o que acontece perto e longe da população. Os investigadores britânicos acreditam que os dados podem servir como alerta para a necessidade de mudanças em políticas comerciais e sugerem medidas para alterar esse cenário, como a cobrança de taxas das nações que mais poluem. Em todos os casos é fundamental procurar um especialista para o diagnóstico correto. Além disso, a automedicação é arriscada, visto que para cada doença existe uma medicação específica e controlada', finaliza o pneumologista Macchione.

Fonte: O Regional - reportagem - Karla Sibro
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO