Trocar experiências e oportunidades entre especialistas e produtores rurais é a proposta da YouAgro, primeira rede social de agronegócio do país, setor que representa hoje 23,5% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo estimativas feitas no final de 2017 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
"Nosso objetivo é que todos os usuários do meio rural possam ser especialistas, por meio da distribuição da informação", explica Guilherme Ferraudo, 33, cofundador do sistema.
De acordo com o empreendedor, o app, disponibilizado desde dezembro do ano passado, é gratuito e vem recebendo 24 novas adesões por dia, totalizando hoje 2645 usuários. Neste período, foram feitos mais de 1000 posts e 1700 comentários em 90 grupos de discussão.
"Estamos no momento das pessoas entenderem o potencial da rede social, mas já houve caso de um produtor que pediu ajuda aos colegas e recebeu uma consultoria", pontua o empreendedor, que é formado em estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atuou em uma multinacional de agricultura e biotecnologia.
Qualquer pessoa pode aderir ao YouAgro e começar um grupo. Mas o incentivo dos desenvolvedores é para que especialistas impulsionem as discussões. O que não falta é diversidade de assuntos. Desde agricultura digital, análise de big data e agrometeorologia, até grupos sobre amendoim, criação de abelhas, piscicultura, armazenagem de grãos, mirtilo, centrais de abastecimento, comercialização de safra, marketing, crédito rural, máquinas agrícolas e camarão da Malásia.
[caption id="attachment_19583" align="alignnone" width="1024"]
Créditos: Divulgação Arnaldo Jardim (à esq.), Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Guilherme Ferraudo, um dos fundadores do YouAgro[/caption]
Há quase cinco meses no ar, o YouAgro está recebendo orientação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para crescer de forma sustentável e, em breve, gerar receita.
Até o momento, a rede social de agronegócio funciona apenas com recursos dos cinco sócios e com "smart money", investimento de mentores e colegas dos empreendedores. "Após o programa do Sebrae, estaremos prontos para receber grandes aportes", afirma Ferraudo.
A
YouAgro está disponível para download na Apple Store (iOS) e na Google Play (Android).
Fonte: Catraca Livre