HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
25 out 2018 - 10:42
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Qual é a contribuição dos transgênicos para o meio ambiente?

Pa­ra aten­der a po­pu­la­ção e pro­mo­ver me­nos des­ma­ta­men­to


Exis­tem al­gu­mas ques­tões que en­vol­vem a agri­cul­tu­ra e que es­tão sen­do dis­cu­ti­das fre­quen­te­men­te pe­la opi­ni­ão pú­bli­ca. Com a po­pu­la­ção mun­di­al cres­cen­do, co­mo pro­du­zir mais sem au­men­tar a área cul­ti­vá­vel? Co­mo dar con­ta des­sa de­man­da de ali­men­tos? Em tem­pos em que a pa­la­vra 'sus­ten­ta­bi­li­da­de' es­tá em evi­dên­cia, co­mo fa­zer com que a agri­cul­tu­ra te­nha um im­pac­to me­nor no meio am­bi­en­te, usan­do me­nos re­cur­sos e ten­do que li­dar com as mu­dan­ças cli­má­ti­cas?


A res­pos­ta não é uma só. Exis­te um con­jun­to de so­lu­ções que, in­te­gra­das, vão nos aju­dar (na ver­da­de, já es­tão aju­dan­do) a me­lho­rar a agri­cul­tu­ra em to­dos os as­pec­tos.

Pa­ra co­me­çar, tra­go aqui al­guns nú­me­ros so­bre a so­ja In­tac­ta que re­fle­tem os re­sul­ta­dos do pro­du­to nos úl­ti­mos cin­co anos na Amé­ri­ca do Sul. Se­gun­do es­tu­do fei­to pe­la Gra­ham Bro­okes Con­sul­ting, des­de a sa­fra 2013/2014, fo­ram plan­ta­dos 73,6 mi­lhões de hec­ta­res da so­ja In­tac­ta, ge­ran­do um ga­nho de mais de US$ 7,64 bi­lhões pa­ra os pro­du­to­res, gra­ças à me­lhor pro­du­ti­vi­da­de e cus­tos mais bai­xos com pes­ti­ci­das - a re­du­ção foi de 10,44 mi­lhões de qui­los (-15,1%). A pro­du­ti­vi­da­de, em nú­me­ros, ci­ta­dos pe­lo mes­mo es­tu­do, é de 20 mi­lhões de to­ne­la­das de so­ja a mais des­de a sa­fra 2013/2014 - ain­da con­si­de­ran­do so­men­te a Amé­ri­ca do Sul.


Além dos nú­me­ros de pro­du­ti­vi­da­de, o es­tu­do tam­bém traz da­dos so­bre a re­la­ção dos trans­gê­ni­cos com a sus­ten­ta­bi­li­da­de: na sa­fra 2017/2018, por exem­plo, se­ri­am ne­ces­sá­rios 2,2 mi­lhões de hec­ta­res a mais ca­so as áre­as plan­ta­das de so­ja In­tac­ta fos­sem sub­sti­tu­í­das pe­la so­ja con­ven­cio­nal (não-trans­gê­ni­ca) - cer­ca de 14 ve­zes o ta­ma­nho da ci­da­de de São Pau­lo. Ima­gi­na se pre­ci­sás­se­mos ex­pan­dir es­se tan­to de ter­ras cul­ti­vá­veis pa­ra au­men­tar a pro­du­ção?

A ado­ção da bi­o­tec­no­lo­gia tem aju­da­do a di­mi­nu­ir o des­ma­ta­men­to, pre­ser­van­do flo­res­tas. E is­so tem um im­pac­to am­bien­tal gi­gan­te: vo­cê sa­bia, por exem­plo, que a mé­dia de emis­são de dió­xi­do de car­bo­no ge­ra­do pe­lo des­ma­ta­men­to na Ama­zô­nia é es­ti­ma­da en­tre 301 ton/ha e 499 ton/ha?

Di­mi­nu­ir o uso de pes­ti­ci­das tam­bém aju­da a tor­nar a agri­cul­tu­ra mais sus­ten­tá­vel. Di­mi­nu­ir a apli­ca­ção de de­fen­si­vos sig­ni­fi­ca uti­li­zar me­nos ma­qui­ná­rios, o que sig­ni­fi­ca re­du­ção no uso de com­bus­tí­vel e con­se­quen­te­men­te me­nor emis­são de ga­ses. Na sa­fra 2017/2018, es­sa que­da po­de ser com­pa­ra­da com a re­mo­ção de 3,3 mi­lhões de car­ros das es­tra­das, um pou­co me­nos da me­ta­de da quan­ti­da­de de car­ros em São Pau­lo.

Ava­li­ar to­das es­sas ques­tões faz par­te dos es­for­ços pa­ra ter­mos uma agri­cul­tu­ra mo­der­na, sus­ten­tá­vel e adap­ta­da às ne­ces­si­da­des de evo­lu­ção no nos­so pla­ne­ta. Sus­ten­ta­bi­li­da­de en­vol­ve pre­o­cu­pa­ção com a quan­ti­da­de de ali­men­tos a se­rem pro­du­zi­dos pa­ra aten­der a po­pu­la­ção em al­to cres­ci­men­to, pro­mo­ven­do me­nos des­ma­ta­men­to e mais cui­da­dos com nos­so fu­tu­ro.

Fonte: DM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO