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07 nov 2023 - 13:05
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Virgin Atlantic fará primeiro voo transatlântico usando 100% de SAF; veja quem já testou o novo combustível

A britânica Virgin Atlantic marcou para 28 de novembro de 2023 o primeiro voo transatlântico de uma aeronave abastecida com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês).


A companhia aérea recebeu permissão da Autoridade de Aviação Civil (CAA, em inglês) para cruzar o oceano após um programa de avaliações técnicas realizadas pelo regulador, que analisou diferentes aspectos do voo planejado, incluindo testes em solo com a Rolls-Royce em um motor Trent 1000 funcionando com 100% de SAF.


O voo sairá de Londres Heathrow com destino a Nova York JFK usando um blend de 88% de biocombustível produzido a partir de óleos vegetais (HEFA) e 12% de querosene aromático sintético (SPK).


O que é SAF? Conheça as diferentes rotas de combustível sustentável de aviação
Fabricado a partir de fontes renováveis, o SAF é um substituto do querosene de aviação derivado de petróleo, que atualmente já pode ser usado em misturas de até 50%.


Ao substituir completamente o querosene por SAF, a Virgin calcula que a redução de emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida podem chegar a mais de 70%.


Preparando para decolar
A permissão da CAA é uma das aprovações necessárias para o voo e abre caminho para que a companhia aérea apresente pedidos à Administração Federal de Aviação dos EUA, à Autoridade de Aviação da Irlanda e ao Transport Canada para permitir que o voo percorra o espaço aéreo desses países.


Liderado pela Virgin Atlantic e parcialmente financiado pelo Departamento de Transporte do Reino Unido, a preparação para o voo envolveu um consórcio de empresas composto por Boeing, Rolls-Royce, bp e outros, para demonstrar o SAF como uma alternativa ao combustível de aviação convencional, o QAV.


“Chegar a este ponto [de obtenção da permissão de voo] levou mais de um ano de trabalho e colaboração radical entre nossos parceiros do consórcio e o governo”, conta Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic.


Segundo o executivo, a companhia aérea está comprometida em usar 10% de SAF até 2030, mas para alcançar esse objetivo, precisa que o governo apoie a criação de uma indústria de SAF no Reino Unido.


“Sabemos que, se conseguirmos produzi-lo, poderemos usá-lo”, defende.


A Virgin Atlantic recebeu até £1 milhão de financiamento do governo do Reino Unido em dezembro de 2022, após um desafio do Departamento de Transportes para apoiar a indústria na realização do primeiro voo transatlântico em uma aeronave abastecida por 100% de SAF.


A estratégia Jet Zero do governo, publicada em julho de 2022 como um roteiro para alcançar a aviação com emissão zero líquida, inclui o SAF como um elemento-chave.


Hoje, todas as aeronaves podem usar até 50%, mas fabricantes de aviões e motores como Boeing, Airbus, Embraer e Rolls-Royce estão desenvolvendo e testando tecnologias para permitir o uso de 100% do combustível sustentável.


A demanda parte das próprias companhias aéreas, que têm metas para descarbonizar suas operações e, para alcançá-las, precisam substituir o combustível fóssil.


Confira algumas empresas que já estão testando 100% de SAF:


Embraer
A fabricante brasileira de aeronaves Embraer concluiu em outubro de 2023 os testes de voo com os jatos executivos Phenom 300E e Praetor 600 usando somente SAF. Os testes foram realizados em Melbourne, Flórida, e envolveram a análise do desempenho dos sistemas de motores usando combustível fornecido pela World Fuel.


United Airlines
Em dezembro de 2021, a United Airlines realizou um voo comercial movido a 100% de SAF, que partiu de Chicago O’Hare com destino a Washington Dulles, nos EUA. O voo de demonstração transportou mais de 100 passageiros em uma nova aeronave United 737 MAX 8 e utilizou 500 galões de SAF em um dos motores e a mesma quantidade de querosene fóssil no outro motor.


Airbus
A fabricante francesa de aeronaves Airbus estreou em março de 2022 o primeiro A380 capaz de voar usando apenas combustível sustentável de aviação. O A380 é o maior avião comercial do mundo.


A aeronave de teste decolou do Aeroporto de Blagnac, Toulouse, França, às 08h43 do dia 25 de março. O voo durou cerca de três horas, operando um motor Rolls-Royce Trent 900 com 100% de SAF. O voo foi abastecido com 27 toneladas de SAF fornecidas pela TotalEnergies.


Real Força Aérea do Reino Unido
Em novembro de 2022, a Real Força Aérea do Reino Unido (RAF) realizou o primeiro voo mundial de uma aeronave militar utilizando somente SAF. O voo teste teve duração de 90 minutos e decolou da base aérea de Brize Norton, em Oxfordshire, na Inglaterra.


Emirates
Em parceria com GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent, a Emirates realizou em janeiro de 2023 o primeiro voo de demonstração no Oriente Médio e Norte da África com 100% de SAF em um dos seus dois motores. O avião decolou do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) e voou por mais de uma hora sobre a costa de Dubai.


KLM
Também no início de 2023, a KLM Royal Dutch Airlines formou uma parceria para testar 100% de SAF nas suas operações. O motor usado no teste (um CFM56-7B) foi fornecido pela CFM International, enquanto a Neste forneceu o SAF produzido a partir de óleo de fritura usado.


Fonte: epbr

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