HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 abr 2024 - 10:53
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Silveira defende o aumento da mistura de biodiesel no diesel para 25%

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta sexta-feira, 26, o projeto de lei do Combustível do Futuro, aprovado na Câmara dos Deputados em março e em tramitação no Senado. Segundo Silveira, com o Combustível do Futuro, o Brasil dará exemplo de descarbonização das matrizes de mobilidade e de transporte através dos biocombustíveis.


"Com o combustível do futuro, poderemos ampliar a mistura de biodiesel de B15 para B25 (de 15% para 25%) e da mistura de etanol na gasolina de 27,5% a 35%. Os biocombustíveis para o Brasil são o que o petróleo é para a Arábia Saudita. Vamos descarbonizar as matrizes de mobilidade e de transporte fortalecendo o agronegócio, gerando emprego, renda e fortalecendo os biocombustíveis", afirmou Silveira durante evento de abertura da safra mineira de açúcar e etanol 2024/2025 em Uberaba (MG).


Silveira pediu o apoio da ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina (PP-MS), presente no evento, na tramitação do projeto no Senado. "O combustível do futuro foi aprovado de forma rápida na Câmara e Tereza vai nos ajudar a votar no Senado", pontuou.


O ministro comentou também a criação de mandatos de combustível sustentável de aviação (Saf) e de diesel verde por meio do combustível do futuro. "Saf é a nova indústria para o Brasil. Convencemos o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com sensibilidade do presidente Lula a criar um mandato para SAF e para diesel verde. A partir de 2027, teremos que ter produção de SAF no Brasil, uma nova indústria chegando e utilizando matéria-prima do etanol", afirmou Silveira.


O ministro lembrou que durante a presidência do G20 de energia neste ano e que às vésperas da COP30, que será realizada no Brasil em 2025, o Brasil tem a possibilidade de mostrar ao mundo a rota do biocombustível e atrair investimentos. "Continuamos defendendo a criação de agência internacional de biocombustíveis", acrescentou.


 


Transição


O Silveira afirmou que o custo da transição energética não pode ser repassado para a conta dos consumidores. "Queremos que a transição energética seja justa e inclusiva. Precisamos buscar outras fontes de financiamento para a transição energética. Não pode enfiar o custo da transição energética na conta do consumidor brasileiro, principalmente do regulado", afirmou Silveira durante evento de abertura da safra mineira de açúcar e etanol 2024/2025 em Uberaba (MG).


O ministro destacou que o Brasil já é líder global na transição energética, com 88% de fontes de energia renovável. "A Frente Parlamentar da Agropecuária é fundamental e imprescindível para fortalecer a vocação do Brasil. Quero dividir com essa vocação de celeiro de alimentos a vocação de melhor matriz energética", defendeu.


Para Silveira, as energias mais limpas vão permitir reindustrializar o Brasil por meio da economia verde. "Não podemos ver a economia verde e a transição energética somente pela ótica ambiental. Precisamos ver pela ótica econômica e de oportunidade de gerar divisas, emprego e renda. É isso o que vamos conseguir no Brasil", afirmou.


 


Fonte: Terra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 dez 2024

Biocombustíveis devem movimentar R$ 1 trilhão no Brasil até 2034

+
SAIBA MAIS
06 dez 2024

Proposta sobre CBios vai para sanção presidencial; setor comemora

+
SAIBA MAIS
05 dez 2024

Descarbonização da indústria é oportunidade promissora para o Brasil

+
SAIBA MAIS
05 dez 2024

Vai ao Plenário projeto que incentiva transição energética

+
SAIBA MAIS
05 dez 2024

COP30, em Belém, pode repetir desenho bem-sucedido do G20 no Rio e reunir ministros do Clima, Relações Exteriores e Finanças

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO