HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
20 dez 2022 - 15:54
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Sevilha prepara-se para se tornar a capital da descarbonização do transporte aéreo no sul da Europa

Sevilha está se preparando para se tornar a capital da descarbonização do transporte aéreo do sul da Europa, já que 220 voos estão decolando do aeroporto de Sevilha usando combustível de aviação sustentável (SAF) feito de caroços de azeitona.


A Cepsa, empresa responsável pela produção do biocombustível, é a maior empresa da Andaluzia em volume de negócios e está a transformar a sua atividade para liderar a produção de biocombustíveis avançados nesta década. Dentro da sua estratégia 2030, a Positive Motion quer ser uma referência na transição energética e liderar a energia sustentável e a mobilidade em Espanha e Portugal.


A Cepsa fornecerá o SAF, produzido no seu Parque Energético La Rábida (Huelva) a partir de caroços de azeitona e outros resíduos vegetais do setor oleícola em Espanha, a todos os voos da Air Europa, Air Nostrum, Iberia Express, Ryanair, Vueling e Wizz Air que leva fora do terminal de Sevilha a partir de 25 de novembro.


Esse combustível sustentável será fornecido pela Exolum e percorrerá 400 mil quilômetros para uma aeronave média, o equivalente a dez voltas ao mundo. Este é um valor suficiente para cobrir entre 400 e 500 horas de voo.


Esta iniciativa evitará a emissão de mais de 200 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de mais de 2.500 árvores, e permitirá que os aviões dessas seis companhias aéreas decolem do terminal de Sevilha com 4,5% SAF em seus depósitos, superando os 2 % meta estabelecida pela União Europeia para 2025. Da mesma forma, apoia vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: ODS 7 (Energia acessível e limpa), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 12 (Consumo responsável e produção) e ODS 13 (Ação climática).


É a primeira vez que se realiza um abastecimento SAF com estas características num aeroporto do sul da Europa, bem como é a primeira vez em Espanha que toda a cadeia de valor tem a rastreabilidade certificada pelo sistema ISCC EU (International Sustainability Carbon Certificação), desde a fabricação de combustível de aviação sustentável até o abastecimento físico. No âmbito do seu compromisso de promover e acelerar a descarbonização do transporte aéreo, a Cepsa assumirá o custo extra de todo o combustível de aviação sustentável fornecido.


Com este fornecimento, a Cepsa pretende consolidar a sua posição de líder na comercialização de combustíveis de aviação na Andaluzia, onde no ano passado forneceu mais de 40.000 aeronaves.


Fonte: Bioeconomia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03 mai 2024

Petrobras terá de comprovar conteúdo renovável do coprocessado, diz relator do combustível do futuro

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Brasileiros investem em projetos de combustível sustentável no exterior

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Be8 assina contrato com empresa indiana para construção de planta em Passo Fundo

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Engenheiro de bioprocesso e técnico em etanol: veja carreiras em alta no setor de biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Óleo de cozinha toma o lugar da soja na produção de biodiesel nos EUA

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO