HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
28 nov 2018 - 11:17
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Província de Santa Fé usará biodiesel puro em todo transporte público

A província de argentina de Santa Fé vai passar a abastecer todo o seu sistema de transportes públicos - sejam municiais ou intermunicipais - com biodiesel puro. A proposta é encabeçada pelo governador Miguel Lifschitz que lançou, na semana passada, um grupo de trabalho para coordenar a transição.

Chamado 'Mesa para a Migração do Transportes Público para 100% Biodiesel', o grupo reúne representantes do governo municipais, câmaras de transportes e empresas de biocombustíveis. Embora não tenha sido divulgado nenhum cronograma oficial para a transição, a secretária provincial de Energia, Verónica Geese, disse à imprensa local que o governo tem interesse em 'agir rapidamente'.

Em parte, a medida deverá estimular a economia local. Santa Fé é principal polo da indústria de biodiesel da Argentina. No ano passado, as usinas instaladas na província foram responsáveis pela produção de 75,8% dos 2,87 milhões de toneladas de biocombustível fabricadas no país.

A iniciativa também deve baratear os custos do sistema, segundo o governo provincial o litro do biodiesel está cerca de 10 pesos argentinos - cerca de R$ 0,06 - menor do que o cobrado pelo diesel fóssil. Isso deverá diminuir o impacto do fim dos subsídios dados por Buenos Aires. '[A troca do diesel fóssil por biodiesel] não vai resolver totalmente o problema, mas ajudara a mitigar o impacto', aponta Lifschitz. 'E mesmo se não os subsídios não tivessem sido descontinuado, promoveríamos igualmente o uso de biocombustíveis porque isso reduz o impacto ambiental', completa.

Em meados deste ano, a cidade de Rosário - a maior da província de Santa Fé - havia lançado um projeto para o uso de 25% de biodiesel em sua frota municipal com alguns carros rodando com B100. A experiência serviu como teste para a nova iniciativa.

Fonte: BiodieselBR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO