A província de argentina de Santa Fé vai passar a abastecer todo o seu sistema de transportes públicos - sejam municiais ou intermunicipais - com biodiesel puro. A proposta é encabeçada pelo governador Miguel Lifschitz que lançou, na semana passada, um grupo de trabalho para coordenar a transição.
Chamado 'Mesa para a Migração do Transportes Público para 100% Biodiesel', o grupo reúne representantes do governo municipais, câmaras de transportes e empresas de biocombustíveis. Embora não tenha sido divulgado nenhum cronograma oficial para a transição, a secretária provincial de Energia, Verónica Geese, disse à imprensa local que o governo tem interesse em 'agir rapidamente'.
Em parte, a medida deverá estimular a economia local. Santa Fé é principal polo da indústria de biodiesel da Argentina. No ano passado, as usinas instaladas na província foram responsáveis pela produção de 75,8% dos 2,87 milhões de toneladas de biocombustível fabricadas no país.
A iniciativa também deve baratear os custos do sistema, segundo o governo provincial o litro do biodiesel está cerca de 10 pesos argentinos - cerca de R$ 0,06 - menor do que o cobrado pelo diesel fóssil. Isso deverá diminuir o impacto do fim dos subsídios dados por Buenos Aires. '[A troca do diesel fóssil por biodiesel] não vai resolver totalmente o problema, mas ajudara a mitigar o impacto', aponta Lifschitz. 'E mesmo se não os subsídios não tivessem sido descontinuado, promoveríamos igualmente o uso de biocombustíveis porque isso reduz o impacto ambiental', completa.
Em meados deste ano, a cidade de Rosário - a maior da província de Santa Fé - havia lançado um projeto para o uso de 25% de biodiesel em sua frota municipal com alguns carros rodando com B100. A experiência serviu como teste para a nova iniciativa.
Fonte:
BiodieselBR