Iniciativa será desenvolvida com a participação de escolas salvadorenses
Tendo como objetivo a implantação de um sistema de coleta e destinação adequada para resíduos de óleo de fritura em Salvador do Sul, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, criou o projeto 'Óleo de cozinha, eu reciclo!'. A iniciativa foi apresentada no último dia 17, em evento na Escola Municipal Selma Wallauer, e irá envolver as unidades de ensino locais das redes municipal e estadual.
A grande preocupação é evitar o descarte inadequado do óleo, o que pode causar sérios danos ambientais, especialmente contaminando a água. Todas as escolas contam com tambores para a coleta do óleo. Basta armazenar o resíduo em garrafas pet de dois, três ou cinco litros, cuidar para que essas estejam bem fechadas e entregar nos postos de coleta.
O óleo recolhido pode ser reaproveitado, possibilitando, por exemplo, a produção de biodiesel, sabão, tintas e massas sintéticas. Além do ganho ambiental, evitando a poluição dos nossos rios, as escolas ganham, trocando o óleo recolhido, um auxilio financeiro repassado pela empresa coletora e que deverá ser usado em melhorias na própria unidade de ensino.
'A comunidade e o comércio precisam abraçar a causa, sendo parceiros das escolas e levando seu óleo até a instituição, ou solicitando a algum aluno a coleta do resíduo', assinala o técnico ambiental do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, André Luis Brummelhaus.
Foram produzidos e distribuídos folders, faixas e tambores para divulgação e coleta nas escolas.
Fonte: Fato Novo
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil