A produção de Biodiesel foi o grande destaque deste crescimento do setor
O boletim do Ministério de Minas e Energia (MME) divulgado no inicio de janeiro demonstrou que Brasil vem aumentando sua produção de biocombustível. Um exemplo é a produção de biodiesel, a qual atingiu 351 mil metros cúbicos no ano passado, sendo registrada a maior produção nesse período.
Grande parte do biodiesel é produzida na região sul do país com 40%, em seguida vem à região Centro-Oeste com 39%. Dados do Portal Brasil ressaltam que as matérias-primas utilizadas na produção são de soja, gordura bovina e também algodão.
Outro biocombustível que vem se destacando é o etanol, que em 2016 produziu cerca de 2,98 bilhões de litros. Dados do MME demonstram que a produção de anidro teve um aumento de 3,8% na sua produção em relação à safra anterior, já o hidratado produziu 1,6 bilhão de litros.
Com as metas estabelecidas na COP21 para todos os países, o Brasil não é o único que vem investindo em energia renovável.
O Japão, por exemplo, está recebendo investimento de indústrias voltadas para a produção de biocombustível a partir dos resíduos de cana de açúcar.
Segundo o JornalCana, a fabricante japonesa investirá cerca de 6 bilhões de ienes na fábrica e pretende produzir biocombustível e outros produtos renováveis.
Fonte: Portal Biomassa BR
USP inaugura centro de pesquisas ambientais e quer evitar novos desastres climáticos
Novo PMQC: ANP aprova resultados do projeto-piloto, que será expandido a mais dois estados
RenovaBio: distribuidores têm até o dia 31/12 para aposentar CBIOs para cumprimento das metas de 2024
ANP avalia resultado de resolução que estabelece especificações do biodiesel