Desde de sexta-feira (25), a Prefeitura de Pindamonhangaba instalou um coletor de óleo de cozinha usado para que a população possa destinar o produto recolhido à reciclagem. O coletor está instalado no hall da entrada principal da sede da Prefeitura.
Para doar, é preciso armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas pet e depositar as garrafas no coletor. Cada recipiente de coleta tem capacidade para receber até 200 litros de óleo.
Vale ressaltar a participação da população participar na doação de garrafas pet com óleo, produto que gera grande impacto ambiental. Cada litro de óleo contamina mil litros de água, por isso, não se deve jogar óleo de cozinha usado no ralo da pia. O óleo é um material que pode ser reciclado e virar sabão ou biodiesel, por exemplo.
A iniciativa do coletor de óleo foi do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, que utilizou recurso do Fundo de Meio Ambiente para a compra, aprovada pelo Comdema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. O coletor é ecologicamente correto, pois foi fabricado com tubos de pasta de dentes reciclados.
Fonte: Agora Vale