O presidente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella recebeu na manhã de quinta-feira (14) a medalha do Mérito Farroupilha, honraria máxima dedicada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A proposição foi indicada pelo deputado Elton Weber (PSB).
O trabalho de Erasmo na BSBIOS e a contribuição para o desenvolvimento da produção do biodiesel foi um dos pontos que justificaram a homenagem.
No salão Júlio de Castilhos em Porto Alegre, uma solenidade reuniu o proponente da indicação, o presidente da Assembleia Valdeci Oliveira (PT), secretários de governo, lideranças políticas, o vice-prefeito de Passo Fundo João Pedro Nunes, o presidente do Legislativo Evandro Meireles e familiares do homenageado.
“Conheci o Erasmo em 2015, sempre se mostrou uma pessoa humilde, um jovem querendo construir coisas novas. Lembro das inúmeras reuniões que realizamos na Fetag para discutir sobre o biodiesel e que muitas vezes foi dito que não iria dar certo”, relembrou o deputado Elton.
O pioneirismo do empresário no biodiesel e a expansão da BSBIOS com grandes investimentos, além do papel de liderança na criação de associações que congregam o seguimento foram destacados por Elton. “Pessoas assim são imprescindíveis”, afirmou.
Ao lado das filhas mais velhas e da esposa, o presidente de uma das principais empresas de Passo Fundo recebeu a homenagem destacando o trabalho coletivo.
“Quando recebemos uma honraria tem dois momentos, o primeiro de felicidade e o segundo de aumento de responsabilidade. As pessoas esperam que seja feito algo diferente, não posso prometer que vou fazer, mas me comprometo em trabalhar muito por essa causa”, disse em seu discurso.
Erasmo destacou a importância que as discussões na federação, época em que conheceu o deputado Elton, para que políticas públicas fossem desenvolvidas e incentivassem a produção de biodiesel.
Ao lembrar da recompra da participação da BSBIOS na Petrobras, Erasmo reafirmou o compromisso que a empresa tem em chegar a 2030 como uma companhia 100% carbono neutro e assim alcançar maiores patamares pelo mundo.
“Trabalhamos para gerar recursos, pois somos uma empresa e é necessário. Mas também trabalhamos por uma causa que é melhorar o nosso mundo, é para que no futuro as minhas filhas vejam que não fui omisso nas questões que envolvem o meio ambiente”, pontou.
As políticas públicas para que sejam possíveis mais investimentos, como a recente parceria firmada entre governo do Estado e BSBIOS para a construção de uma usina de etanol em Passo Fundo, foi lembrada por Erasmo.
“As políticas públicas são o começo das mudanças. O que falta em muitos momentos é colocar as pessoas, as causas a frente do dinheiro”, disse.
O presidente da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira destacou a ousadia e responsabilidade que Erasmo trabalhou para que os projetos saíssem do papel.
“É o momento de dizer muito obrigado por tudo que tem sido feito, pelo compromisso social, pela geração de emprego, renda e de cultura. Uma cultura para acreditar em questões que parecem impossíveis”, finalizou.
Fonte: Diário da Manhã
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global