HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 jul 2023 - 20:40
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

PIB da bioeconomia já passa de R$ 2,5 trilhões no Brasil

No ano passado, o Produto Interno Bruto da Bioeconomia (PIB-Bio) foi de R$ 2,5 trilhões no país, um montante 0,73% menor que o de 2021, segundo um estudo inédito do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador vinha subindo de maneira ininterrupta desde 2017.

Entram nas contas do PIB da bioeconomia as atividades de origem vegetal e florestal, animal, bioindústria e indústria “bio-based” (com viés biológico). Segundo a FGV, as de origem vegetal e florestal, que representam cerca de 30% do total, recuaram 3,62% e foram, com isso, as principais responsáveis pelo declínio do indicador geral. A bioindústria, que representa 50% do total, encerrou o ano passado com retração de 0,74%.


A bioeconomia de origem animal e a indústria “bio-based” cresceram 2,56% e 5,85%, respectivamente. Somadas, essas duas atividades representam 19% do PIB-Bio.
A despeito do recuo do indicador geral, Talita Priscila Pinto e Cícero Zanetti de Lima, coordenadores do estudo, dizem que a bioeconomia demonstra força e deve voltar a crescer neste ano. “Espera-se uma recuperação do PIB-Bio em 2023, puxada principalmente pelas atividades vegetal e animal, que já tiveram forte crescimento no primeiro trimestre de 2023”, disseram, em nota.

Fonte: Globo Rural

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01 dez 2023

Combustíveis fósseis matam 5,1 milhões de pessoas por ano no planeta

+
SAIBA MAIS
01 dez 2023

Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente

+
SAIBA MAIS
30 nov 2023

FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'

+
SAIBA MAIS
30 nov 2023

O que empresas e sociedade civil esperam da COP-28

+
SAIBA MAIS
30 nov 2023

Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO