HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
24 jan 2023 - 09:16
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Passaporte verde em produção de alimentos e de biocombustíveis

Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO)


O Brasil tem um passaporte verde para produzir alimentos e biocombustíveis e são vários os fatores que me permitem fazer essa afirmação. O país é o que mais dedica território à proteção de vegetação nativa segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Áreas Protegidas no Planeta, que considera como terras protegidas as unidades de conservação.


As ações criminosas de desmatamento devem ser tratadas como tal e punidas para que não paire dúvida sobre o setor como um todo. O produtor agrícola não precisa de áreas de floresta para crescer. Podemos converter pastagens degradadas em área de agricultura e garantir o crescimento por muitos anos sem derrubar nenhuma árvore.


Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, afirmou no Fórum Econômico de Davos que “podemos dobrar, triplicar a produção agrícola sem derrubar uma árvore, é um desafio para mim e para o ministro da Agricultura".


Outro visto no nosso passaporte verde vem da combinação da produção de alimentos e proteína animal com a de biocombustíveis. Não é um crescimento de um setor em detrimento de outro. É uma combinação sinérgica que descarboniza o planeta, leva alimento para o mundo, tudo com as árvores em pé.


A transição para a economia de baixo carbono é uma vantagem competitiva para o país e o crescimento progressivo dos biocombustíveis se traduz em melhoria do cenário socioambiental, em segurança energética e alimentar, em mais saúde, economia e emprego verde, além da influência positiva para a agricultura familiar.


Quando ouvimos o Parlamento Europeu propor banir produtos provenientes de terras desmatadas ou degradadas, não tenha dúvida de que estamos ouvindo a voz do protecionismo fantasiado de preservação ambiental.


O nosso imortal e já saudoso rei Pelé foi até a Europa em 1958 para vencer no campo o complexo de vira-lata descrito pelo jornalista brasileiro Nelson Rodrigues como “a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”. Em nosso campo, o nosso passaporte é muito verde e ele deve abrir as portas do mundo para nosso alimento e para nossos biocombustíveis. Nós acreditamos nisso e vamos consolidar essa imagem lá fora!


Fonte: Zero Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 abr 2024

Pesquisa da UEMS mostra que planta aquática tem potencial para fitorremediação e produção de biocombustível

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Frente critica tentativa de incluir diesel coprocessado no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Petrobras perde força em duelo com agronegócio após derrota na ANP; veja bastidores

+
SAIBA MAIS
29 abr 2024

Planejar transição energética é a prioridade no G20

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO