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20 dez 2022 - 15:43
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O uso de biocombustíveis em motores a diesel garante a maior redução de emissões no setor de transporte

O uso de combustível diesel renovável (HVO) e biodiesel está proporcionando reduções significativas nos gases de efeito estufa (GEE) e outros poluentes na Califórnia, além de proporcionar grandes oportunidades para descarbonizar o setor de transporte de carga em Connecticut, Massachusetts, Nova York, Nova Jersey e seis outros estados do nordeste.


“O mundo de hoje funciona com motores de combustão interna, e duas oportunidades para reduzir significativamente GEE e outras emissões dessa grande população de veículos são o uso de combustíveis renováveis de baixo carbono e a introdução de veículos tecnologicamente mais avançados. Dados de inventário de GEE da Califórnia e uma análise recente da indústria de caminhões no Nordeste”, disse Allen Schaeffer, diretor executivo do Diesel Technology Forum, um grupo educacional sem fins lucrativos.


De acordo com o novo inventário de emissões de GEE publicado pelo California Air Resources Board (CARB), combustíveis renováveis como biodiesel e HVO removeram 15 milhões de toneladas de CO2 em 2020, o equivalente a retirar mais de 3 milhões de toneladas das estradas. milhões de carros de passeio . O biodiesel e os combustíveis diesel renováveis representaram 44% dos créditos gerados pelo Padrão de Combustível de Baixo Carbono da Califórnia em 2020 e representaram 21% do pool total de combustível diesel.


A análise das tendências do inventário de emissões de GEE da Califórnia de transporte e outros setores mostra o impacto da pandemia de COVID-19 nos últimos dois anos em praticamente todos os setores. Ele também mostrou que as emissões de GEE do setor de energia elétrica (gerada e importada) em geral são 2,4 vezes maiores do que as emissões de GEE atribuídas ao setor de diesel pesado (60 milhões de toneladas métricas (MMT) vs. 25 MMT).


“A natureza diversificada e a importância do desafio de reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa ditam que não é um problema de tamanho único, mas para o qual muitas soluções serão necessárias. Uma política climática eficaz é também aquela que equilibra estratégias de curto prazo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa com investimentos em soluções futuras de emissão zero. Estados como Nova York, que agora estão desenvolvendo sua estratégia climática, devem considerar os méritos de incluir incentivos e políticas para acelerar a rotatividade de veículos mais antigos e a introdução de biodiesel renovável de baixo carbono como uma abordagem complementar às suas provisões de veículos. ”, disse Shaeffer.


Um estudo recente avaliando opções para frotas de caminhões comerciais no movimentado Corredor Nordeste dos EUA descobriu que uma redução de três vezes nas emissões de dióxido de carbono poderia ser alcançada entre agora e 2032 e com 25% do custo, acelerando a conversão de caminhões antigos em novos , modelos a diesel de alta tecnologia usando diesel renovável de baixo carbono e biodiesel em toda a frota em comparação com uma estratégia de eletrificação completa.


“Mesmo sob algumas das etapas mais agressivas para a transição para veículos de emissão zero, espera-se que os caminhões a diesel continuem a dominar o setor de transporte por mais de uma década, já que 80% das vendas de caminhões até 2030 ainda serão a diesel. Os mais novos e eficientes caminhões comerciais a diesel nas rodovias americanas. desde 2007 já pouparam mais de 75 milhões de metros cúbicos de combustível e eliminaram mais de 202 milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa (2007 e 2020). Esses caminhões mais eficientes terão removido as mesmas emissões que tiraram 43 milhões de carros das estradas por um ano”, disse Schaeffer.


O potencial para reduções de carbono em larga escala de baterias elétricas, células de combustível e motores de combustão interna de hidrogênio em grande parte da economia mundial depende de muitos fatores. Se for bem-sucedido, ainda estará relativamente longe e seu impacto só será sentido por décadas. Para que essas alternativas sejam competitivas com o diesel, é necessário um desenvolvimento considerável de abastecimento de combustível, infraestrutura, infraestrutura de suporte de veículos e equipamentos.


Globalmente, um em cada dois setores econômicos depende da energia a diesel. Caminhões, trens, ônibus, barcos de trabalho marítimo, bem como equipamentos agrícolas, florestais, de mineração e construção dependem quase exclusivamente de diesel. Enfrentar os múltiplos desafios de reduzir as emissões de gases de efeito estufa requer muitas soluções. Nenhum outro combustível ou tecnologia pode igualar a combinação de eficiência energética, trabalhabilidade, confiabilidade, durabilidade, operação econômica e desempenho ambiental que o diesel oferece em todos os cantos do mundo.


Fonte: Bioeconomia

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