HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
08 fev 2017 - 06:55
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Poluição pode ser responsável por um quinto dos casos de demência

Segundo novo estudo, além de causar doenças respiratórias, os poluentes atmosféricos afetam diretamente o cérebro


Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a poluição é responsável por 8 milhões de mortes todos os anos. E o cenário, que já era ruim, acaba de piorar: uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que mulheres expostas a grandes quantidades de poluentes no ar correm risco 92% maior de desenvolver demência e Alzheimer. Caso a descoberta seja aplicada à população em geral, a imundície atmosférica corresponderia a um quinto de todas as ocorrências desse tipo de doença neurodegenerativa.


Os cientistas avaliaram especificamente os efeitos das partículas PM 2,5, que são emitidas durante processos de combustão (é o que acontece nos motores dos carros e em usinas termelétricas, por exemplo). Por serem muito pequenas, são inaladas com facilidade e podem ir parar até no cérebro.

Os resultados foram alcançados pela análise de dados de 3 647 mulheres americanas entre 65 e 79 anos, que moravam em diferentes localidades. Aquelas que residiam em lugares com alta concentração de PM 2,5 - mais de 35 microgramas por metro cúbico de ar - apresentaram uma probabilidade bem maior de sofrer com alguma demência. Os achados permaneceram de pé mesmo depois de outros fatores terem sido levados em consideração, como raça, status socioeconômico, estilo de vida e condições médicas.

Os pesquisadores ressaltam: 'A associação encontrada sugere que o fardo global da demência atribuído à poluição vem sendo subestimado, especialmente em regiões com grandes populações expostas à alta concentração de PM 2,5'.

A OMS divulgou um relatório em 2016 com análises de poluição em 45 cidades brasileiras. Os dados não são nada animadores: 40 centros urbanos foram reprovados, mostrando concentrações de partículas poluentes mais elevadas do que o recomendado.

Fonte: Revista Saúde
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO