HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
12 dez 2016 - 08:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Poluição extrema exige medidas extremas, certo? É o que Paris fez

São Paulo - Pelo quarto dia consecutivo, a prefeitura de Paris decidiu tornar gratuito todos os seus meios de transporte público, a fim de estimular a população a deixar o carro em casa e combater a pior onda de poluição na cidade em 10 anos.

O problema se acentuou neste inverno devido a associação do tempo frio e falta de ventos com a intensa circulação de automóveis (a maioria a diesel), aviões e fábricas que liberam na atmosfera partículas perigosas para a saúde.

Além de liberar o acesso ao serviços de metrô e ônibus, a prefeitura também tornou gratuito o uso do sistema de compartilhamento de bicicleta, o famoso Vélib, e o de compartilhamento de carros elétricos, o Autolib.

Outra medida adotada foi o rodízio de carros, apenas metade da frota de quatro-rodas tem permissão para rodar de acordo com o final da placa.

A baixa visibilidade provocada pela neblina de fumaça também levou à redução do limite de velocidade nas rodovias da região.

Poluição encobre horizonte de Paris em 09.12.2016

No último dia 08, o índice de poluição do ar da cidade chegou a 89 microgramas por metro cúbico, bem acima do nível base de de alerta, que é de 80.

A principal preocupação das autoridades saúde é com as chamadas PM10, partículas inaláveis compostas por substâncias como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, ozônio e chumbo, que penetram nas vias respiratórias e no pulmão.

Segundo o jornal Le Figaro, é esperada uma redução dos níveis de poluição neste fim de semana, com a queda drástica da circulação de carros e chegada de ventos fortes que devem ajudar a dispersar os poluentes.




Fonte: Exame 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02 dez 2024

USP abre matrículas para disciplina sobre transição energética

+
SAIBA MAIS
02 dez 2024

Demanda por SAF aumenta pressão por incentivos para produção em escala

+
SAIBA MAIS
02 dez 2024

RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
29 nov 2024

Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal

+
SAIBA MAIS
29 nov 2024

Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO