HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 dez 2022 - 11:12
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O setor de biodiesel abrirá 2023 com as energias renovadas!

O setor de biodiesel abrirá 2023 com as energias renovadas!
Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO

O ano de 2022 foi difícil para o biodiesel. O setor unido levou ao governo seus pleitos, com objetivo de tentar minimizar os danos que poderiam ferir de morte esse patrimônio nacional e que é referência de modelo de desenvolvimento sustentável para muitos países.


No final do ano, juntamente com a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, apresentamos ao Gabinete de Transição do novo governo o quadro do setor e ficamos felizes de encontrar no Relatório Final um retrato que reflete muitas de nossas preocupações.


O documento destaca que “medidas de abertura e as constantes mudanças de políticas do setor geraram uma série de distorções”, que reduziram a previsibilidade em relação às ações de descarbonização. “É o caso dos programas RenovaBio e do percentual de mistura dos biocombustíveis, que tiveram suas metas e objetivos alterados de maneira frequente”.


Outro risco apontado pelo setor, incorporado ao Relatório, é que o “RenovaBio continua a reduzir suas metas de descarbonização e há previsão de maior abertura do setor de biocombustíveis, o que pode fragilizar ainda mais a indústria brasileira”.


O novo governo sinaliza com a necessidade de medidas de reconstrução das políticas públicas e, entre elas, as do setor de biocombustíveis – “todas elas de grande importância para a retomada do desenvolvimento sustentável do País”.


A mensagem reforça os compromissos do novo governo para promoção de uma economia verde e limpa e a retomada de uma posição do país no protagonismo na discussão global sobre as questões socioambientais. Coloca a transição para a economia de baixo carbono como uma vantagem competitiva para o Brasil.


O retorno para a mistura prevista em lei (B14 e B15) se insere nesse contexto das externalidades como o impacto socioambiental, a segurança energética e alimentar, a saúde, a economia e o emprego verde, além da influência positiva para a agricultura familiar, no caso específico do biodiesel.


O mais importante neste momento é garantir a previsibilidade dos programas atuais e futuros do biodiesel para estabelecer o ambiente de credibilidade para que os investidores tenham interesse neste e em outros biocombustíveis.


O papel do Legislativo é fundamental para a aprovação do regramento e de marcos regulatórios que estabeleçam uma política de Estado e uma segurança jurídica para o crescimento do investimento em novas rotas tecnológicas.


Estamos otimistas com o compromisso ambiental e de sustentabilidade deste novo governo, mas sem perder a visão da importância dessa mobilização que garante ao nosso setor a possibilidade de oferecer suas externalidades positivas em benefício de toda a sociedade brasileira.


Assim entramos em 2023 com as energias renovadas!


Francisco Turra
Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 abr 2024

Pesquisa da UEMS mostra que planta aquática tem potencial para fitorremediação e produção de biocombustível

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Frente critica tentativa de incluir diesel coprocessado no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Petrobras perde força em duelo com agronegócio após derrota na ANP; veja bastidores

+
SAIBA MAIS
29 abr 2024

Planejar transição energética é a prioridade no G20

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO