HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
20 ago 2021 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O PAÍS PODE LIDERAR A REVOLUÇÃO GLOBAL QUE VAI SUBSTITUIR OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Em 50 anos, o Brasil mudou completamente sua matriz energética. Não só diversificou as fontes como apostou naquelas com origem renovável. Essa mudança não aconteceu por acaso: foi resultado de investimentos que seguiram uma estratégia de longo prazo, centrada, principalmente, na construção de usinas hidrelétricas.


O mundo, por sua vez, continuou dependente de petróleo e carvão. O Brasil tem 43% do seu mix energético gerado por fontes renováveis, já a média global é de apenas 16%.


Enquanto o resto do planeta corre atrás do prejuízo, o país está bem posicionado para liderar o novo cenário, em que reduzir emissões de gases poluentes é uma obrigação, e encontrar substitutos para a queima de combustíveis e as fontes de eletricidade fósseis se mostra o caminho mais rápido.


Assim como no passado, esse esforço continua seguindo uma estratégia de longo prazo, desde 2016, delineada pela Política Nacional de Biocombustíveis, que define políticas públicas de incentivo ao aumento do uso de combustíveis renováveis. "O RenovaBio veio para fomento à expansão da produção de biocombustíveis no Brasil, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa provocadas pelos combustíveis fósseis, que serão substituídos", avalia Alexandre Pereira, diretor da JBS Biodiesel.


"O consumidor mudou, as pessoas querem saber como i produto foi desenvolvido, em que condições, com que recursos", lembra Davi Bontempo, gerente executivo de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).


RESÍDUOS ÚTEIS


Em coerência com esse momento, utilizando os princípios da economia circular, a JBS, segunda maior empresa de alimentos do mundo e líder no setor de proteína, desenvolve uma série de ações na direção de não só aumentar i uso de biomassa para produzir biocombustíveis, como também revolucionar a forma de criar esses produtos.


A empresa produz biodiesel feito de resíduos orgânicos de sua cadeia produtiva e de óleo de cozinha que coleta em mais de 40 cidades brasileiras, em ações de caráter educativo, como o Programa Óleo Amigo. Assim, reaproveita materiais que, à primeira vista não teriam mais utilidade e ao mesmo tempo reduz a necessidade de matéria-prima. "Eram resíduos de difícil destinação, agora são base para produzir biocombustível que emite 80% menos gases poluentes do que as alternativas fósseis", diz Pereira.


Levando-se em consideração que cada litro de óleo de fritura usado pode poluir até 20 000 litros de água potável, o volume coletado pela JBS já contribuiu para evitar a contaminação de mais de 270 bilhões de litros de água. Apenas em 2020, a Biodiesel produziu 265 milhões de litros de biocombustível e tende a aumentar a produção quando a terceira fábrica estiver pronta, até o final do ano.


Fonte: Revista Veja

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO