HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
08 abr 2021 - 09:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

MME participa de webinar sobre o impacto positivo na saúde humana com o uso de biocombustíveis nos transportes

Em 2021, serão quase 25 milhões de toneladas de gases de efeito estufa evitados na atmosfera com o uso de biocombustíveis na frota de transporte do País


O uso de biocombustíveis na matriz de transportes brasileira não tem qualquer paralelo no mundo”. A afirmação é do diretor substituto do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Marlon Arraes, ao participar nesta terça-feira (07/04) de webinar sobre o uso de biocombustíveis e seus impactos positivos na saúde.


No evento, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou nota técnica intitulada “Impacto na saúde humana pelo uso de biocombustíveis na Região Metropolitana de São Paulo”. A empresa também apresentou resultados da modelagem concebida em amplo estudo realizado sobre o tema.


O documento lançado pela EPE – já acessível no site da empresa – afirma que a maioria das fontes de poluição do ar está muito além do controle de indivíduos, como aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Um contexto que, segundo a EPE, exige a ação coordenada de formuladores de políticas em âmbito local, nacional e regional, nos diferentes setores envolvidos: transporte, energia, gestão de resíduos, planejamento urbano e agricultura.


A nota técnica da EPE aponta ainda que a poluição ambiental do ar gera relevantes problemas de saúde que afetam especialmente a população que vive em grandes centros urbanos. Esse estudo, portanto, ainda que elaborado com base em dados da Região Metropolitana de São Paulo, pode ser um espelho para levantamentos e pesquisas por outros estados brasileiros e até mesmo outros países com semelhantes perfis demográficos e dinâmicas de transportes urbanos.


Para Marlon Arraes, que também é coordenador-geral de etanol do MME, o RenovaBio é um programa que permite um olhar macro e integrado entre o meio ambiente e o ser humano. “Sempre almejamos e estamos construindo, gradativamente, uma matriz de modelos-satélites com vistas a promover uma melhor avaliação a cada momento do RenovaBio”, afirmou. “Desta forma, poderemos obter uma melhor avaliação do impacto dessa meta, permitindo demonstrar o real benefício que a sociedade pode ter”. “Esse modelo que a EPE nos presenteia hoje, começando pelos impactos na saúde, foi muito importante”. E concluiu: “Dentro das metas decenais que o MME irá discutir no período entre 2022 até 2031, já teremos o apoio dessa modelagem da EPE, com resultados que de fato nos impressionam”.


A diretora da EPE Heloísa Borges lembrou que o Brasil possui um dos maiores programas de descarbonização da matriz de transporte do mundo. “Em 2021, serão quase 25 milhões de toneladas de gases de efeito estufa evitados na atmosfera com o uso de biocombustíveis na nossa frota de transporte”, ressaltou a diretora. Segundo ela, a nota técnica “irá contribuir com a formulação dessas políticas públicas e trazer luz aos benefícios que elas geram para a sociedade”.


O diretor presidente da União da Indústria de Cana-de-Açucar (Única), Evandro Gussi, afirmou que a nota técnica possui dados sólidos “para construção de um processo de sedimentação da credibilidade desse processo, uma entrega muito relevante para a saúde humana”.


Acesse a Nota Técnica: Impacto na saúde humana pelo uso de biocombustíveis na Região Metropolitana de São Paulo.


Fonte: MME

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 abr 2024

Pesquisa da UEMS mostra que planta aquática tem potencial para fitorremediação e produção de biocombustível

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Frente critica tentativa de incluir diesel coprocessado no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Petrobras perde força em duelo com agronegócio após derrota na ANP; veja bastidores

+
SAIBA MAIS
29 abr 2024

Planejar transição energética é a prioridade no G20

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO