HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
03 jul 2022 - 10:37
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Missão do MCTI na Alemanha apresenta iniciativas de apoio a combustíveis sustentáveis

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou na sexta-feira (24), em Berlim (Alemanha), do International Aviation Exhibition (ILA) 2022. O evento, realizado entre 22 e 26 de junho, reuniu representantes de governo, indústria, agências espaciais e pesquisadores para compartilhar as principais inovações e tecnologias do setor aeroespacial em uma das maiores feiras mundiais da área.


O MCTI, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a Agência Espacial Alemã (DLR), organizou dentro do evento o seminário “Criando um mercado internacional para os combustíveis de aviação sustentáveis”, com participantes brasileiros e alemães.


Durante o painel “Combustíveis de aviação sustentáveis no Brasil – um diálogo multissetorial”,  o diretor de Tecnologias Aplicadas do MCTI expôs as principais iniciativas brasileiras do governo e de instituições de pesquisa para a promoção dos combustíveis sustentáveis. As ações estão alinhadas ao projeto Combustível do Futuro, voltado a incentivar produtos sustentáveis na matriz energética nacional.


Uma delas, o projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQR) tem parceria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), com o objetivo de disseminar o combustível sustentável com menor emissão de CO2 no setor aéreo brasileiro.


Outra ação recente foi o lançamento em 15 de junho da chamada pública da FINEP, empresa pública do MCTI, para apoiar novos projetos de combustíveis sustentáveis no valor de R$ 50 milhões. O ministério também expôs no evento as diretrizes do Programa Nacional de Hidrogênio, que está em processo de construção e vai direcionar recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em outros editais para incentivar as fontes de energia limpa.


O ministério ainda visitou na ILA estandes de empresas internacionais para conhecer as iniciativas alinhadas a esse objetivo ao redor do mundo.  A participação no evento faz parte de uma missão brasileira no país iniciada em 19 de junho para promover os combustíveis sustentáveis no Brasil.
A agenda também incluiu uma visita à planta produtora de combustível sintético para aviação da Atmosfair, em Werlte, na segunda-feira (20).  O objetivo é usar água, CO2 e energia renovável como matéria-prima para combustíveis aeronauticos sustentáveis para a aviação.


A missão brasileira teve participação também de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MME), Ministério da Infraestrutura, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do MME e universidades.


Fonte: MCTI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO