HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
30 jun 2021 - 22:14
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ministros, autoridades e parlamentares destacam a importância do biodiesel em celebração dos dez anos da APROBIO em Brasília

Ministros, autoridades e parlamentares destacam a importância do biodiesel em celebração dos dez anos da APROBIO em Brasília
Francisco Turra, o novo presidente do Conselho de Administração do APROBIO, toma posse do cargo na celebração de dez anos da entidade

Comemoração marcou a posse do novo presidente do Conselho de Administração da entidade, o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra


 


 “Vou trabalhar duro para justificar tanta confiança e cumprir o desafio de levar o setor de biodiesel para um novo nível de excelência. Vamos colocar o biodiesel do Brasil nas vitrines internacionais, iniciando sua inserção no exterior para mostrar ao mundo que o país está na vanguarda da sustentabilidade e da tecnologia”. A afirmação é de Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura e que na noite desta quarta-feira assumiu a presidência do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), em jantar de celebração pelos dez anos da entidade realizado em Brasília na noite desta quarta-feira, dia 30 de junho. Ele substitui o empresário Erasmo Carlos Battistella que ocupa a função desde a fundação da associação.


Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia, destacou a liderança de Erasmo Carlos Battistella no segmento, bem como parabenizou Francisco Turra pelo novo desafio que acaba de assumir à frente da APROBIO. Para ele, a experiência do ex-ministro da Agricultura trará bons frutos ao segmento que apresenta um grande potencial. “O Brasil manteve sua matriz energética renovável, além de ser uma das mais limpas do mundo. Temos uma política nacional de biocombustível que visa expandir a produção e contribuir com a redução de gases de efeito estufa. Além disso, o setor tem dado contribuições importantes tornando o país como um dos líderes do segmento e, isso tudo, em meio a pactos energéticos que firmamos e que vão contribuir com o meio ambiente. O biocombustível não se trata de uma política de governo, mas sim de uma política de estado”, disse.


O presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), o deputado Federal Pedro Lupion, também esteve presente e destacou que é uma honra representar o setor. “A importância do biocombustível para o Brasil e os produtores é enorme e temos conhecimento dos desafios diários. No entanto, temos um governo que nos entende, respeita e está aberto ao diálogo”, disse. O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, por sua vez, destacou que está ao lado do agronegócio. “O Brasil vai continuar caminhando para frente e o setor é um componente importante nesta trajetória”, afirmou.


Para o Senador Carlos Fávaro (PSD-MT), o setor é uma potência econômica e o mundo está bem mais consciente da urgência de se tomar decisões para uma transição energética para fontes de energia mais limpa. "Por isso, temos que fortalecer o biodiesel brasileiro, pensar na nossa saúde, no meio ambiente, no desenvolvimento sustentável, no crescimento da indústria e da economia. Temos que retornar a mistura obrigatória de 13% do biodiesel ao diesel e banir a compra de produtos importados e de baixa qualidade.é urgente discutir também o banimento total do diesel S500, que conta com muitas substâncias tóxicas e nocivas ao meio ambiente”, completou.


O evento celebrou a primeira década de existência na luta pelo setor. Nesse período, a produção de biodiesel cresceu 169%, a capacidade instalada do setor cresceu 96%, a produção de soja ampliou em 66% e a área plantada aumentou 53% (Fonte Conab). O mercado triplicou dos 5% de mistura em 2010 (B5) para B15 em 2023, como previsto em lei.


Entre os convidados, estavam presentes, ainda,  João Augusto Ribeiro Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas-PR), além dos deputados federais Magda Mofatto (PL – GO), Nelson Barbudo (PSL-MT), Evair Vieira de Melo (PP-ES), João Campos de Araújo (Republicanos -GO), Enrico Misasi (PV-SP), Adriano do Baldy (PP- GO), Jerônimo Goergen (PP-RS), José Medeiros (Pode-MT) e Hélio Lopes (PSL-RJ).


Também participaram da celebração o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Augusto Souto Pestana, embaixadores e representantes diplomáticos de 12 países. Somado a isso, estavam representantes da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


 


Selo APROBIO de Qualidade – Biodiesel Super A


Na oportunidade, além da celebração, houve a certificação pelo Selo APROBIO de Qualidade – Biodiesel Super A das primeiras usinas da associação BSBIOS Passo Fundo, BSBIOs Marialva e 3Tentos, fruto da auditoria da Contrium Onium. “Estamos fazendo um trabalho com as nossas usinas para que todas sejam certificadas nesta referência o mais breve possível e assim vamos melhorar ainda mais o que já é o melhor do mundo”, comemorou Battistella em sua despedida da presidência da APROBIO.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO