HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 jul 2021 - 11:20
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ministro Bento Albuquerque participa da reunião Ministerial Conjunta sobre Clima e Energia do G20

Ministro Bento Albuquerque participa da reunião Ministerial Conjunta sobre Clima e Energia do G20
Ministro Bento Albuquerque participa da reunião Ministerial Conjunta sobre Clima e Energia do G20 - Foto: Lucas Sversut/MME

Ministro Bento Albuquerque participou nesta sexta-feira, 23/7, da reunião Ministerial Conjunta sobre Clima e Energia do G20, em Nápoles, Itália. O Ministro Albuquerque liderou a delegação brasileira sobre temas de energia, enquanto o Ministério do Meio Ambiente conduziu as discussões sobre os temas relacionados a clima e meio ambiente.


As discussões entre as 20 maiores economias do mundo foram estruturadas em três blocos: 1) cidades resilientes, inteligentes e sustentáveis no contexto do combate às mudanças do clima e da transição energética; 2) recuperação sustentável e oportunidades oferecidas por soluções tecnológicas inovadoras; e 3) alinhamento de fluxos financeiros para a implementação do Acordo de Paris, pobreza energética e novo conceito de segurança energética.


À margem da reunião ministerial, o Ministro Bento Albuquerque manteve uma série de conversações bilaterais, inclusive com o Secretário-Adjunto de Energia dos EUA, David Turk; com a Ministra para Energia, Crescimento Limpo e Mudança do Clima do Reino Unido, Anne-Marie Trevelyan; com o Ministro para o Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maxim Reshetnikov; com o Diretor-Executivo da Agência Internacional de Energia, Dr. Fatih Birol; com o presidente da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP-26), Alok Sharma; com o Ministro de Energia da Arábia Saudita, Sua Alteza Real Abdulaziz bin Abdulaziz; e com o anfitrião, o Ministro da Transição Ecológica da Itália, Roberto Cingolani.


Ao longo da sessão ministerial, Bento Albuquerque destacou a resiliência do setor de energia brasileiro, que tem garantido fornecimento contínuo de energia, combustíveis e suprimento às famílias e negócios no Brasil.


O Ministro sublinhou a importância dos investimentos em energias limpas, tema fundamental para um país como Brasil que, segundo o planejamento energético em vigor, necessitará ampliar em quase 60GW a capacidade elétrica instalada nos próximos 10 anos. Albuquerque apontou para a importante contribuição das reformas realizadas pelo governo com vistas à criação de um mercado de energia aberto e competitivo, garantindo segurança jurídica e facilitando a atração de investimentos no processo de retomada sustentável pós-covid-19.


O Ministro de Estado de Minas e Energia sublinhou, ainda, que "não existe caminho único para a transição energética, sendo necessário o uso de todas as fontes e tecnologias viáveis com vistas a uma economia global de baixo carbono".


Ao final do encontro, os chefes de delegação de energia e clima dos membros do G20 adotaram comunicado conjunto que reconhece, no que concerne aos temas de energia, a importância da bioenergia nas transições energéticas, o papel da bioenergia e hidroeletricidade para a estabilidade dos sistemas energéticos, bem como o processo de transição energética, em escala global, rumo a uma economia de baixo carbono, entre outros.


O Ministro Bento destacou que a mensagem apresentada pelo G20 beneficiará futuras gerações. Ressaltou, ao final, o compromisso de contribuir para o caminho rumo a uma exitosa COP-26.


Fonte: Ministério de Minas e Energia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO