HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
04 out 2023 - 23:36
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Indústria de biocombustíveis é a que mais emprega no Brasil entre as renováveis

A energia renovável empregou cerca de 1,4 milhão de pessoas no Brasil em 2022, com o setor de biocombustíveis liderando o mercado de trabalho no segmento.


De acordo com a revisão anual do trabalho da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, em inglês), são estimados 856,2 mil empregos relacionados ao biodiesel e etanol.


Houve, contudo, uma queda. A agência observa que o recuo de 6% na produção de biodiesel no ano passado – que ficou em cerca de 6,37 bilhões de litros/ano – foi acompanhado de uma redução nos postos de trabalho.


Em 2022, o mandato de mistura de biodiesel no diesel fóssil foi reduzido pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em uma tentativa de conter a inflação dos combustíveis em ano de corrida eleitoral.


A Irena estima que existam atualmente 282,4 mil empregos relacionados ao biodiesel no Brasil, bem abaixo dos 343,5 mil do ano anterior.


No etanol, a estimativa é que o aumento de cerca de 8,5% na produção a base de cana em 2022 tenha elevado a quantidade de pessoas empregadas a 573,8 mil no ano passado, ante 344,5 mil em 2021.


Logo atrás dos biocombustíveis está a indústria solar. Adicionando 9,9 GW, o Brasil ficou em quarto lugar em instalação de nova capacidade solar fotovoltaica em 2022, depois da China, dos Estados Unidos e da Índia.


A maior parte da expansão fotovoltaica nos últimos anos ocorreu na geração distribuída e os empregos criados nas vendas, instalações e operação e manutenção (O&M), que são normalmente geridas por pequenas empresas.


A Irena estima cerca de 241,1 mil empregos no setor solar fotovoltaico do Brasil em 2022, um aumento significativo em relação aos 131 mil postos de trabalho em 2021.


Na indústria eólica, a estima cerca de 67, 7 mil trabalhadores envolvidos com o segmento, principalmente na construção, seguida pela O&M.


As melhores empresas para se trabalhar nos setores de energia e óleo e gás em 2023

Crescimento concentrado
No mundo, houve um aumento de um milhão nas vagas criadas no setor de energia renovável ao longo do ano passado, e hoje há 13,7 milhões de trabalhadores em energias renováveis.


O relatório concluiu que o segmento está atraindo investimentos crescentes, o que leva à criação de empregos em um número crescente de países. No entanto, segue a tendência de anos anteriores, com 41% das vagas concentradas na China.


Brasil, União Europeia, Índia e Estados Unidos são os outros principais mercados. “Juntos, eles representam a maioria das instalações de capacidade global e desempenham papéis importantes na fabricação de equipamentos, engenharia e serviços associados”, observa o documento..


Na média global, a energia solar fotovoltaica (PV) foi mais uma vez o maior empregador em 2022, alcançando 4,9 milhões de empregos, mais de um terço da força de trabalho total no setor das energias renováveis.


Geração hidrelétrica e biocombustíveis mantiveram as estimativas próximas a 2021, com cerca de 2,5 milhões cada, seguidos pela energia eólica com 1,4 milhões de empregos.


Fonte: epbr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

As idosas suíças que ganharam o 1º caso sobre mudanças climáticas na Justiça

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO