HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 ago 2022 - 13:20
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Indefinição da política de biocombustíveis para 2023 afeta consumidor e meio ambiente

Artigo de Silvio Roman, Superintendente de Biodiesel do Grupo Delta Energia


Desde o ano passado, as notícias sobre as políticas adotadas para o biodiesel no Brasil são alarmantes. A redução da mistura de biodiesel no diesel é um retrocesso para o setor que tanto contribuiu com o crescimento do País nos últimos anos, por isso é de suma importância retomar as taxas anteriores da mistura obrigatória para assim evitar consequências negativas para toda a economia brasileira.


Atualmente, o porcentual de mistura está em 10%, porém deveria estar em 14%, como originalmente estava previsto pelo marco regulatório. No momento, contamos com diversas empresas e organizações unidas para que esse aumento faça parte das políticas estabelecidas e que tenhamos um novo cronograma. Dessa maneira, será possível garantir a retomada da mistura em 15% já no ano que vem, e um possível novo marco regulatório até B20 - mistura de 20% de biodiesel - nos próximos anos.


Infelizmente, o recuo nas políticas de biocombustíveis não ocorre apenas no Brasil, apesar de o País representar a maior parte do declínio global da demanda.


Desde o início da invasão na Ucrânia, há seis meses, os preços nos mercados de energia e agricultura, que já estavam altos, aumentaram ainda mais. Por isso, a demanda por biocombustíveis deve desacelerar em 20% neste ano, ou seja, 2,2 bilhões de litros. A previsão para 2022 era de aumento de 11 bilhões de litros.


 
É temerário não termos uma política estabelecida para os biocombustíveis para o próximo ano, pois dessa maneira o mercado de biodiesel começa a andar para trás. Diante de um cenário incerto, a indústria não consegue se planejar.


Estima-se que o setor estava produzindo 500 milhões de litros de biodiesel a mais que a demanda em 2021. Essa sobra infelizmente atinge em cheio o setor, impactando na sobrevivência de empresas e acabando com mais de 100 mil postos de trabalho, além de diminuir a oferta de farelos no mercado interno e aumentar os preços de alimentos derivados de proteínas animais. Ou seja, toda a sociedade sai prejudicada com a manutenção das taxas abaixo das estabelecidas anteriormente.


O biodiesel é o combustível do futuro. Sem uma política definida, o País precisa importar mais diesel fóssil, o que encarece no bolso do consumidor e, consequentemente, afeta o meio ambiente.


É preciso ter em mente que buscar alternativas para o desenvolvimento do setor é fundamental, contribuindo positivamente com a economia e a sociedade brasileira.


Fonte: Terra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO