HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 jun 2020 - 11:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

IEA divulga plano de recuperação para setor de energia que envolveria US$3 tri

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira um plano setorial para que governos estimulem o crescimento econômico e reduzam emissões de carbono que exigiria um investimento anual de 1 trilhão de dólares pelos próximos três anos.


Em estudo realizado em conjunto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a IEA disse que a implementação de tecnologias de energia limpa pode ser acelerada com uma integração entre políticas energéticas e as respostas governamentais à crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.


O investimento global em energia caminha para despencar 20% neste ano, segundo projeções da própria IEA. No ano passado, o setor empregava cerca de 40 milhões de pessoas mundialmente, mas 3 milhões dessas vagas foram fechadas ou estão sob risco devido à pandemia de Covid-19.


O plano de recuperação sustentável da IEA é baseado em avaliações de mais de 30 medidas específicas de políticas energéticas e abrange seis setores —eletricidade, transporte, indústria, construção, combustíveis e tecnologias emergentes de baixo teor de carbono.


A IEA disse que o plano poderia impulsionar o crescimento econômico global em uma média de 1,1 ponto percentual por ano entre 2021 e 2023.


A agência afirmou também que a iniciativa salvaria ou criaria 9 milhões de empregos por ano, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 4,5 bilhões de toneladas até a conclusão do plano.


Seria necessário um investimento global anual de 1 trilhão de dólares pelos próximos três anos para que as metas fossem atingidas —o valor equivale a cerca de 0,7% do produto interno bruto (PIB) mundial.


“Os formuladores de políticas estão tendo que tomar decisões extremamente importantes em um espaço de tempo muito curto, enquanto elaboram pacotes de estímulo”, disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.


“O plano não pretende dizer aos governos o que eles devem fazer. Ele procura mostrar o que eles podem fazer”, acrescentou.


Fonte: Reuters

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO