O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (19) que o governo federal deve intensificar os investimentos em novas fontes de energia renovável, como eólica, solar, biomassa e hidrogênio verde.
"Vamos investir muito em [energia] eólica, energia solar, vamos continuar investindo em biomassa e agora vamos investir muito em hidrogênio verde porque o mundo está necessitando e o Brasil pode produzir e exportar hidrogênio verde para o mundo inteiro. O país já é o centro do mundo quando se discute a questão da transição energética, de uma nova matriz energética", afirmou, em seu programa semanal Conversa com Presidente, transmitido pelo YouTube.
Lula afirmou ainda que o mundo precisa se espelhar na transição energética brasileira. Segundo o presidente, o país é referência global nas discussões sobre o tema e está muito mais avançado na utilização de fontes renováveis em sua matriz energética do que os outos países.
“Ninguém tem o direito de dar palpite ao Brasil sobre energia. Da nossa energia elétrica, 87% da nossa energia é renovável. O mundo tem 27%. Da nossa matriz energética como um todo, envolvendo combustível, 50% da matriz energética brasileira é limpa e renovável. O restante do mundo só tem 15%. Então, pelo amor de Deus, ao invés de criticar o Brasil, se espelhem no Brasil porque agora nós vamos fazer muito mais”, disse.
Fonte: Agência Brasil
Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente
FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'
Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024