HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
21 fev 2018 - 03:29
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Pesquisadores buscam genes para maior produtividade no girassol

Pesquisa é do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina


O melhoramento assistido de espécies agrícolas de interesse regional permite avançar em estudos de rendimento, qualidade, saúde e resistência a estresses abiótico. No girassol, pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agrocuária da Argentina (INTA) buscam a compreensão da senescência foliar, resposta ao estresse hídrico e associação dos dois processos. O objetivo que perseguem é encontrar genes que tenham expressão precoce e estejam envolvidos no processo de senescência foliar da oleaginosa, devido à importância que tem o rendimento.
Durante três meses na plataforma de fenotipagem automatizada, em Montpellier, na França, Paula Fernandez, pesquisadora do INTA, trabalhou com a também pesquisadora do INTA Cecilia Vazquez Rovere e Denis Vile, do Instituto Nacional de Investigação Acadêmica da França. Eles reproduziram condições de estresse em plantas de Arabidopsis thaliana - espécie modelo que se usa em testes.


Desta maneira, apontam a conhecer que genes estariam envolvidos na senescência precoce e se repercutem no rendimento, para poder avaliar o banco de germoplasma do INTA em Mafredi, Córdoba. Isso levaria a contar com conhecimento molecular e a campo com linhas de girassol que diferem em sua taxa de senescência foliar, que é a se a senescência virá mais cedo ou mais tarde.


'O girassol está limitado em rendimento pelo melhoramento clássico', indicou Fernandez. 'Desde a ecofisiologia vegeta se observa que, nas latitudes onde senesce mais tarde, as folhas permanecem mais tempo verdes, fator que pode contribuir à geração de maior biomassa e, em última instância, a um aumento no rendimento do cultivo'.


Na plataforma de Motpellier se realizaram ensaios em 'plantas de Arabidopsis transgênicas, ao sobre-expressar genes associados a senescência de girassol', comentou a pesquisadora.


Fonte: AgroLink publicado no Portal Macaúba
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 abr 2024

Pesquisa da UEMS mostra que planta aquática tem potencial para fitorremediação e produção de biocombustível

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Frente critica tentativa de incluir diesel coprocessado no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
30 abr 2024

Petrobras perde força em duelo com agronegócio após derrota na ANP; veja bastidores

+
SAIBA MAIS
29 abr 2024

Planejar transição energética é a prioridade no G20

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO