HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
17 mar 2017 - 10:04
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Pesquisa sobre poluição do ar na Grande Vitória recebe recursos do Reino Unido

Os recursos do Newton Fund serão utilizados para as despesas de viagens dos pesquisadores das duas universidades nas visitas técnicas no Brasil e na Inglaterra


Na última quarta-feira (15), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) iniciou um projeto em parceria com a Universidade de Southampton, na Inglaterra, que tem o objetivo de estudar e propor novas metodologias para as análises da poluição atmosférica em áreas urbanas.

O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Estudos da Qualidade do Ar (NQualiAr), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, com duração de um ano, e será inteiramente financiado com recursos do Newton Fund, da Academia Real de Engenharia do Reino Unido.

A proposta do projeto 'Modelagem matemática dos mecanismos de transferência de massa sobre uma área urbana: um estudo LES e DNS' é de ampliar o entendimento sobre processos de movimentação de poluentes no ar das cidades, permitindo o desenvolvimento de modelos mais práticos e rápidos para o uso de agências reguladoras ambientais.

Neste contexto, o esperado é que os resultados do projeto permitam que órgãos ambientais tomem ações de gestão sobre a qualidade do ar de maneira mais rápida e eficiente. O estudo usará técnicas avançadas de medição de mudanças atmosféricas, baseadas nos métodos de Simulação de Grandes Redemoinhos (LES, em inglês) e Simulação Numérica Direta (DNS, em inglês).

Pela Ufes, a coordenação do projeto é da professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental Jane Meri Santos, e pela Universidade de Southampton, o professor Zheng-Tong Xie, vinculado à Faculdade de Engenharia e Meio Ambiente. Ainda fazem parte da equipe os pesquisadores da Ufes, Neyval Costa Reis Júnior, Davidson Moreira, Bruno Furieri, Elisa Goulart, Israel Bahia Costa e Cristina Lima de Moraes.

Os recursos do Newton Fund serão utilizados para as despesas de viagens dos pesquisadores das duas universidades nas visitas técnicas no Brasil e na Inglaterra. A entidade, que leva o nome em homenagem ao cientista Isaac Newton, é um órgão do governo do Reino Unido criado para promover parcerias para a inovação científica com países em desenvolvimento, visando avanços econômicos e de bem estar social.

Fonte: Folha Vitoria 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO