HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 set 2023 - 11:09
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Energia renovável: o que é, fontes e vantagens

A busca por estilos de vida mais sustentáveis abrange uma série de aspectos do dia a dia da sociedade: desde a alimentação até os meios de transporte estão mudando para se adaptar a um cotidiano mais amigável com a natureza.


E isso não seria diferente com as fontes de energia existentes. Por essa razão, a energia renovável tem despertado cada vez mais atenção do mundo, além de ter conquistado adeptos e até mesmo ter se tornado pauta em discussões internacionais entre países que querem aderir a essa forma de energia.


Por isso, é importante entender o que é energia renovável, suas formas, vantagens e desvantagens, além de saber qual o panorama desse tipo de energia no Brasil — e quais os cenários para o futuro dessa energia amiga do meio ambiente no país e no mundo. 


O que é energia renovável?
Entender o que é energia renovável é fácil só de ler o termo: é toda energia que pode se renovar e, por isso, sempre estará disponível para ser usada.


Ela é vista dessa forma pois suas fontes são recursos que podem se manter disponíveis por um longo prazo ou até mesmo são infinitos e, assim, não vão acabar. Ou seja, não são esgotáveis.


Essa energia também é chamada de "fonte de energia alternativa", já que é vista como uma opção além das fontes de energia não renováveis — que são aquelas que emitem poluentes e que causam o aquecimento global.


O que é energia não renovável?
A energia não renovável é exatamente o contrário da energia renovável. Ou seja, são fontes de energia que não se renovam naturalmente.


Entre os tipos de energia não renovável que existem estão a energia nuclear e a energia fóssil, como o petróleo.


Quais são os tipos de energia renovável?
As fontes de energia renovável são os recursos naturais que se renovam naturalmente e estão disponíveis de maneira abundante para uso. 

Existem seis fontes de energia renovável que são estudadas e utilizadas pelo mundo para se tornar combustíveis e energia para uso na rotina das pessoas, na produção das indústrias e entre outros tantos lugares onde o uso de energia é necessário.


São elas:


Energia solar
A energia solar é um tipo de energia que tem como fonte o sol. Ou seja, é uma fonte de energia inesgotável, já que o sol ilumina a Terra todos os dias, emitindo radiação solar e calor que são transformadas em energia.


A radiação solar pode ser transformada em duas formas de energia. Uma delas é a energia térmica, que é usada para aquecer ambientes ou ainda é usada em termoelétricas, onde transforma água em vapor para movimentar turbinas que, por sua vez, acionam geradores de energia.


Já a outra é a energia voltaica, que é captada por placas de energia solar e é convertida em energia elétrica para uso em casas, empresas, indústrias e outros ambientes.


Energia eólica
A energia eólica tem como fonte o vento: ela surge graças a força gerada pela movimentação causada pelas ventanias, que gira hélices de torres de energia eólica — as quais tem o formato de cataventos enormes — que, por sua vez, movem turbinas, ativando geradores de energia elétrica.


Uma das energias renováveis mais populares, a energia eólica apresenta uma dificuldade: por depender do vento, há interrupções de abastecimento em épocas com pouca movimentação da massa de ar. Isso geralmente é resolvido instalando as torres onde os ventos são constantes durante todo o ano.


Energia hidrelétrica
Gerada pelo movimento das águas dos rios, a energia hidrelétrica — também chamada de energia hídrica — é um dos tipos de energia renovável mais populares no Brasil.


Sua geração é simples: o movimento das águas dos rios acaba girando turbinas que geram energia elétrica com esse movimento.


Apesar de ser uma fonte de energia renovável, a energia hidrelétrica recebe muitas críticas por seu impacto ambiental. Isso porque, para a construção de uma usina de energia hidrelétrica, é preciso inundar grandes áreas de mata, acabando com espécies nativas e até mesmo tirando povoados de suas casas e terras.


Energia dos mares
Além dos rios, é possível utilizar a água do mar para produzir energia.


Nesse caso, a energia é gerada por causa da movimentação das marés e a produção de ondas. Para isso, é possível construir uma estrutura semelhante à de uma usina hidrelétrica para captar a água das marés durante períodos de cheia, fazendo as turbinas girarem e produzirem energia elétrica.


Com o fim do período de cheia, as águas são liberadas de volta ao mar.


Energia geotérmica
A energia geotérmica é uma forma curiosa de energia: ela tem como fonte o calor emitido pelo núcleo terrestre. Essas temperaturas — que podem atingir 4.000 °C no centro da Terra — são usadas para a produção de energia por meio de vapor.


Para gerar esse tipo de energia, são construídos dutos onde é injetada água. Com o calor emitido pela Terra, a água se transforma em vapor que movimenta as turbinas que geram eletricidade. O vapor volta a ser água depois de ser resfriado, reiniciando todo esse processo — ou seja, renovando a fonte de energia.


Apesar de seu funcionamento renovável, há preocupações quanto ao uso da energia geotérmica, já que a construção de usinas exige um valor alto de investimento, além do processo de geração de energia poder injetar poluentes químicos no solo.

Energia de biomassa
A biomassa é toda matéria orgânica não fóssil, que é reaproveitada em uma espécie de reciclagem e queimada para gerar energia elétrica. É possível classificar os tipos de restos que podem se tornar biomassa entre sólidos, líquidos e gasosos.


Entre as biomassas sólidas estão a madeira, o carvão vegetal, a cana de açúcar e restos orgânicos de vegetais e animais; entre as biomassas gasosas estão o biogás e o gás metano que é emitido por aterros sanitários; já entre as biomassas líquidas estão qualquer líquido que tem como origem a transformação do material orgânico por processos químicos ou biológicos, como o etanol e o biodiesel.


Quais são as vantagens e desvantagens da energia renovável?
Todo tipo de energia tem vantagens e desvantagens, e isso não seria diferente no caso das energias renováveis.


Entre as vantagens estão:


São energias que não acabam, garantindo um abastecimento contínuo para seu uso;
São energias que contribuem para a diminuição de gases e outros poluentes no meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental;
Não geram dejetos, evitando o descarte no meio ambiente e o acúmulo de lixo pelo mundo;
A maioria não prejudica a vida animal, reduzindo o risco de extinção de espécies.
Porém, as desvantagens que devem ser consideradas são:


Alto custo de instalação, tornando esses tipos de energia pouco acessíveis para boa parte da população mundial;
Poluição visual e sonora;
São energias sujeitas à imprevisibilidade da natureza, podendo faltar em caso de mudanças climáticas.
Existe energia renovável no Brasil?
Sim! O Brasil é referência mundial no uso de energia renovável, além de ser um dos países que mais utiliza a energia hidrelétrica, sendo a sede de três das cinco maiores usinas hidrelétricas do mundo: as usinas de Itaipu, Belo Monte e Tucuruí I e II.


Além da energia hidrelétrica, segundo o Balanço Energético de 2022, as outras formas de energia renovável mais utilizadas no país eram a energia eólica, de biomassa e solar.


Fonte: Terra Planeta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

As idosas suíças que ganharam o 1º caso sobre mudanças climáticas na Justiça

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO