HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
12 jul 2023 - 00:18
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Em semana de recorde de calor planetário, ONU diz que mudança climática está “fora de controle”

Os dias mais quentes que o planeta Terra já teve foram registrados esta semana por agência meteorológica americana. Desde o último sábado (1º), ela vem subindo, com recordes na temperatura média global a partir de segunda-feira. Na quinta-feira (6), a temperatura do planeta atingiu 17.23 ºC. A média para o dia é de 16.22 ºC.


Os números são os maiores da série histórica do Climate Change Institute, iniciada em 1979. O Instituto faz parte da Universidade de Maine e é responsável por medições diárias da temperatura global, diferente da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), que faz medições mensais e anuais.


Em fala no Conselho de Segurança esta semana, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a situação que estamos vivenciando está “fora de controle”, reporta o britânico The Guardian.


“Se persistirmos em adiar medidas fundamentais que são necessárias, penso que estamos caminhando para uma situação catastrófica, como demonstram os dois últimos recordes de temperatura”, disse António Guterres, em referência aos recordes mundiais batidos na segunda e terça-feira.


É consenso entre cientistas do IPCC, o painel científico da ONU para mudanças climáticas, que a mudança climática está atingindo um território desconhecido. A situação é agravada pela chegada do fenômeno El Niño, que traz temperaturas mais altas e clima mais seco.


Segundo a Organização Meteorológica Mundial, junho já havia sido de calor recorde. Em comunicado divulgado ontem (6), a organização divulgou que, no último mês, a temperatura na superfície do oceano e a redução da camada de gelo na Antártida também foram as maiores já registradas.


Fonte: O ECO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01 dez 2023

Combustíveis fósseis matam 5,1 milhões de pessoas por ano no planeta

+
SAIBA MAIS
01 dez 2023

Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente

+
SAIBA MAIS
30 nov 2023

FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'

+
SAIBA MAIS
30 nov 2023

O que empresas e sociedade civil esperam da COP-28

+
SAIBA MAIS
30 nov 2023

Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO