HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 mar 2024 - 14:58
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Deputados testam ‘aliança pontual’ entre governo Lula e agro em evento com Alckmin

Com 190 deputados e 15 senadores, a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) promove nesta quarta-feira, 27, um seminário sobre o projeto de lei Combustível do Futuro. Na prática, o evento, que terá a presença de prefeitos, parlamentares da bancada ruralista e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vai testar a inesperada aliança, embora pontual, entre o governo Lula e o agronegócio. Usualmente antagônicas, as duas partes convergiram em torno da proposta energética, aprovada na Câmara e à espera de votação no Senado.


O “combustível do futuro” prevê, por exemplo, um cronograma de elevação da mistura de biodiesel ao diesel tradicional a partir de 2025, chegando a 20% em março de 2030. A medida é defendida pelo agronegócio, já que a soja é matéria prima do biodiesel. Por outro lado, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, é contra o mandato para esse combustível. Ele vê o produto “canibalizando” um eventual espaço maior nessa lei para o diesel renovável que a estatal produz.


Opositor do governo Lula, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, no entanto, não deve comparecer. No grupo político do deputado, frisa-se que a negociação do combustível do futuro começou antes da atual gestão, e que o agronegócio de modo geral segue avesso à política petista. A principal reclamação do setor é o apoio, visto como insuficiente, aos produtores afetados pelas secas e enchentes nos últimos meses.


Uma atração à parte do evento desta quarta-feira — pensada para estimular as fotos em redes sociais — serão os cinco caminhões 100% movidos a biodiesel.


“A proposta do seminário é comprovar às autoridades e à população, com dados estatísticos, os reais benefícios de o Brasil investir na expansão do biodiesel nacional. Vamos mostrar casos concretos de municípios que passaram de uma situação complicada na economia local para um quadro de prosperidade motivado pela produção desse biocombustível”, afirma o presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).


Como mostrou a Coluna do Estadão, o Palácio do Planalto tenta se aproximar com o agronegócio e prepara uma espécie de “batalha das entregas” com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), político mais cotado para enfrentar Lula nas eleições de 2026. O palco da disputa política será a maior feira agropecuária do País. A Agrishow deste ano será de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).


 


Fonte: Estadão


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO