O Diretor Superintendente da APROBIO, Julio Cesar Minelli, integrou na terça-feira (20/06) comitiva da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) em reuniões com os ministros da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. Os encontros foram realizados em Brasília, na sede de cada uma das pastas, e nas duas contou com a presença do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPBio e no MDA também participou o deputado Paulão (PT-AL).
Entre as principais reivindicações discutidas esteve a construção de um novo cronograma que assegure previsibilidade para a mistura do biodiesel. Atualmente operando em B12, a perspectiva do setor é alcançar B20 nos próximos anos. Segundo o cronograma em vigor, o teor será elevado para mistura B13 em abril de 2024, para B14 em abril de 2025 e para B15 em abril de 2026.
“Este é um setor que precisa de previsibilidade de médio e longo prazo para estruturar suas plantas industriais”, ressaltou o deputado federal Alceu Moreira, presidente da FPBio.
A reestruturação do Selo Biocombustível Social foi outro tema abordado nos encontros. Segundo Julio Cesar Minelli, “é necessário garantir segurança jurídica para que o programa possa continuar gerando a inclusão produtiva de agricultores familiares também das regiões Norte, Nordeste e Semiárido além de ter como possibilitar a ampliação de matérias-primas utilizadas na produção de biodiesel”.
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global