O Diretor Superintendente da APROBIO, Julio Cesar Minelli, integrou na terça-feira (20/06) comitiva da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) em reuniões com os ministros da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. Os encontros foram realizados em Brasília, na sede de cada uma das pastas, e nas duas contou com a presença do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPBio e no MDA também participou o deputado Paulão (PT-AL).
Entre as principais reivindicações discutidas esteve a construção de um novo cronograma que assegure previsibilidade para a mistura do biodiesel. Atualmente operando em B12, a perspectiva do setor é alcançar B20 nos próximos anos. Segundo o cronograma em vigor, o teor será elevado para mistura B13 em abril de 2024, para B14 em abril de 2025 e para B15 em abril de 2026.
“Este é um setor que precisa de previsibilidade de médio e longo prazo para estruturar suas plantas industriais”, ressaltou o deputado federal Alceu Moreira, presidente da FPBio.
A reestruturação do Selo Biocombustível Social foi outro tema abordado nos encontros. Segundo Julio Cesar Minelli, “é necessário garantir segurança jurídica para que o programa possa continuar gerando a inclusão produtiva de agricultores familiares também das regiões Norte, Nordeste e Semiárido além de ter como possibilitar a ampliação de matérias-primas utilizadas na produção de biodiesel”.
Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente
FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'
Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024