O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) terá sua primeira reunião no novo governo no próximo dia 17, informou o Ministério de Minas e Energia.
Há uma expectativa de que possa ser discutido o teor de mistura de biodiesel no diesel, com validade a partir de abril.
Mas o ministério não confirmou a pauta da reunião do dia 17 ao ser questionado pela Reuters, diferentemente de uma nota anterior da própria pasta, que afirmou que o biodiesel seria discutido.
“Os itens debatidos na reunião do CNPE, como de costume, serão divulgados em matéria a ser publicada no site do MME após o encontro”, disse o ministério ao ser questionado sobre a previsão de discussão da mistura.
Em nota na véspera, a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) disse que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reafirmou sua posição favorável para que o governo conduza uma política reformulada, com planos de ação voltados à expansão sustentável do setor de biodiesel.
Segundo a FPBio, o governo vai decidir o aumento da mistura dos atuais 10% para um teor que pode chegar a 15% de forma escalonada.
Outros ministros, que compõem o CNPE, como Fávaro, já se declararam favoráveis à expansão do biodiesel: Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio e vice-presidente); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), segundo a FPBio.
Fonte: IstoÉ Dinheiro | Reuters
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil