A Caramuru Alimentos, uma das maiores processadoras de grãos de capital nacional, informou que lançou oficialmente o Padrão Sustentar, criado em 2015 com apoio do Brasil Sustentabilidade. Aperfeiçoado nos últimos anos e composto por um certificado e por um selo específico, o padrão monitora mais de 100 indicadores socioambientais e econômicos dos fornecedores de soja, milho e girassol da empresa.
Segundo a Caramuru, esse monitoramento é feito com tecnologia geoespacial e inteligência artificial. E, além de orientar e acompanhar os processos de produção dos fornecedores de matérias-primas, a companhia estimula a aplicação de princípios de sustentabilidade nas atividades rurais com treinamentos e compartilhamento de boas práticas de gestão.
Em 2022, a Caramuru encarregou a Proforest de validar o Padrão Sustentar. O Selo Sustentar, que prevê o cumprimento de 34 itens obrigatórios — entre os quais desmatamento ilegal zero e a garantia de que não há trabalho análogo à escravidão — já é uma condição obrigatória para um agricultor fornecer seu produto para a Caramuru.
Já a Certificação Sustentar abrange inicialmente 543 fornecedores da empresa, ou 8% do total, e verifica 134 itens, entre os quais documentação da propriedade rural, certificados de treinamento e cursos dos colaboradores, conformidade com o Código Florestal, bem-estar animal, proteção a biodiversidade, uso consciente da água, segurança no manuseio e uso de agrotóxicos.
De janeiro a novembro deste ano, a Caramuru originou 2 milhões de toneladas de soja, quase 630 mil toneladas de milho e pouco mais de 36 mil toneladas de girassol.
A empresa atua em Goiás, Amapá, Pará, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.
Fonte: Valor
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil