Maior produtora de biodiesel do país, a BSBios iniciou um programa de apoio a fornecedores de matérias-primas agrícolas que melhorarem suas práticas de sustentabilidade. A iniciativa visa a atender a exigências de consumidores, sobretudo no mercado internacional, e pavimentar o caminho de neutralização das emissões de carbono do “escopo 3”, relacionadas à cadeia de fornecedores da companhia.
A empresa oferecerá benefícios financeiros de acordo com o avanço dos fornecedores no cumprimento de critérios de certificações sustentáveis nacionais e internacionais, como a certificação dos dados primários dos produtores rurais no RenovaBio, o programa nacional de biocombustíveis, e em programas internacionais, como International Sustainability and Carbon Certification (ISCC), o Biomass Biofuel Sustainability Voluntary Scheme (2BSvs), na Agência de Proteção Ambiental americana (EPA), e no California Air Resource Board (CARB).
Na primeira fase do programa, participarão fornecedores de gorduras animais, óleo de cozinha usado e soja. Eles receberão apoio financeiro e técnico para entrar em conformidade com os padrões ESG.
Segundo Erasmo Carlos Battistella, dono da BSBios, o programa permitirá aos produtores se beneficiar até de mercados de carbono. “Com mais matéria-prima sustentável, é possível triplicar a exportação de biodiesel porque já há demanda”, disse o empresário.
No ano passado, a BSBios anunciou sua meta de, até 2030, se tornar carbono neutro nos escopos 1 e 2 de emissão, relacionados à sua produção própria e à energia que a empresa consome em seus processos.
Fonte: Valor
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global