HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 fev 2024 - 16:50
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Brasil vê preço do biodiesel em queda e pressão irrelevante de nova mistura sobre diesel

Os preços do biodiesel colocados nas distribuidoras do Brasil estão oscilando perto dos menores níveis desde julho do ano passado, de acordo com um levantamento da agência Argus, o que deverá se refletir em impacto quase nulo do custo do biocombustível no diesel nos postos, após a mudança da mistura na sexta-feira.


O mercado tem observado uma boa oferta de óleo de soja, principal matéria-prima do biodiesel no Brasil, permitindo que a mistura de biodiesel no diesel passe de 12% para 14% a partir de 1º de março sem sobressaltos, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.


"Quando acontece essa mudança de dois pontos na mistura não deve ter aumento de preço significativo justamente porque no momento os preços da matéria-prima e, portanto do biodiesel, estão deprimidos", afirmou especialista em combustível da Argus, Amance Boutin.


As quedas refletem os altos estoques do óleo vegetal no mundo, as incertezas sobre a demanda na China e a safra maior de soja na Argentina. Além disso, apesar da quebra na colheita do Brasil, maior produtor global da oleaginosa, a produção ainda será a segunda maior da história, conforme dados do setor.


A produção de soja do Brasil em 2024 está estimada em 153,8 milhões de toneladas, afirmou a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) na véspera.


Além da oferta da matéria-prima, o Brasil tem grande capacidade ociosa de biodiesel, o que tem levado o setor a pedir antecipação de misturas maiores.


Segundo dados da Argus, especializada em preços e serviços de consultoria, o preço do biodiesel mais o frete, posto na distribuidora na região de Paulínia (SP), está em torno de 4,06 reais por litro, versus contra 3,53 reais do diesel A da Petrobras na refinaria paulista.


"No caso, aqui é diferença de 15%, em outras regiões a diferença é um pouco maior... colocando dois pontos percentuais (de biodiesel), é um aumento residual mesmo", afirmou ele.


Segundo Boutin, a situação favorece o governo, que tem falado sobre a necessidade de ter estabilidade de preços nos combustíveis.


Ele estimou que o Nordeste deverá ter um maior impacto no preço por conta da mistura maior, pois a região deficitária em termos de produção do combustível, e os custos do frete encarecem.


"Nessa região (Nordeste), o sobrecusto vindo deste aumento de mescla é de 2,5 centavos por litro... nas outras regiões, estamos entre de 1 e 1,5 centavo por litro", estimou.


O sócio-diretor da Raion Consultoria, Eduardo Oliveira de Melo, destacou que o custo médio do biodiesel acumula queda de 8% este ano, o que minimiza o impacto da transição da mistura de biodiesel.


"O impacto sobre o preço final do óleo diesel será irrelevante. Isto se justifica pela queda recente dos preços do biocombustível (B100), para níveis próximos ao do diesel fóssil, não gerando assim impacto significativo quando da alteração do mix de composição dos seus componentes", disse ele.


Silvio Roman, diretor de Biodiesel do Grupo Delta Energia e diretor do Conselho Administrativo da Associação dos Produtores de Biodiesel (Aprobio), concorda.


"No momento, não (haverá grandes impactos no preço nos postos). Até mesmo por causa disso... Super safras (de soja), o mundo inteiro com safras altas, a commodity então está em baixa. Como o biodiesel é precificado através da soja, ele está em baixa também, com preço abaixo até mesmo do diesel", afirmou.


Os preços globais da soja negociados na bolsa de Chicago estão oscilando perto dos menores patamares em cerca de três anos, enquanto a commodity responde por cerca de 70% da matéria-prima do biodiesel.


Nesta quinta-feira, a soja era cotada a cerca de 11,40 dólares por bushel no mercado de referência do EUA.


 


Fonte: Notícias Agrícolas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

As idosas suíças que ganharam o 1º caso sobre mudanças climáticas na Justiça

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO