HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
13 mar 2024 - 21:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Brasil avança com aprovação de Combustível do Futuro e coloca país na rota de investimentos em produção de biocombustíveis

Brasil avança com aprovação de Combustível do Futuro e coloca país na rota de investimentos em produção de biocombustíveis

“Um avanço necessário e que deve ser muito comemorado por toda a sociedade brasileira”, celebrou Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), em relação à aprovação do projeto de lei Combustível do Futuro (PL 528/2020 e Apensados) nesta quarta-feira (13/03), na Câmara dos Deputados.


“Este é um movimento revolucionário que vai impulsionar a transição energética com o desenvolvimento de um conjunto de rotas tecnológicas que estarão disponíveis para fazer o país cumprir seus objetivos de descarbonização”, disse Turra. Para ele, a decisão em primeira instância de aprovação vai inaugurar uma série de investimentos em novos biocombustíveis ao mesmo tempo que garante os avanços já consolidados com o Etanol e o Biodiesel.


“Esta é uma decisão estratégica que vai movimentar a economia nacional no campo e nas cidades, com mais sustentabilidade e oportunidades para toda a cadeia de agronegócio, em especial a agricultura familiar. O Combustível do Futuro vai movimentar com segurança jurídica e previsibilidade o motor da neoindustrialização brasileira”, completou Turra.


No caso do biodiesel, apesar do patamar mínimo de mistura ficar em 13% (B13), o setor considera positivo a meta de crescimento progressivo de 15% até 20%, entre 2025 e 2030, com a possibilidade de chegar a 25%.


Sobre a necessidade de testes de misturas maiores em motores, Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da APROBIO, destacou que o mundo já pratica misturas de B20 e até maiores com sucesso em projetos com parcerias com a indústria automotiva.


“A qualidade do biodiesel nacional é comprovadamente uma das melhores do mundo, com várias empresas no Brasil fazendo operações de frotas com B100 (caminhões usando exclusivamente biodiesel). Este não vai ser um empecilho para o avanço do uso desse biocombustível, muito pelo contrário, será um estímulo”, disse Minelli.


A rastreabilidade da qualidade do combustível já misturado ao longo de toda a cadeia como previsto no PL, considerando a distribuição até o armazenamento, transporte e venda aos consumidores, será fundamental para a assegurar o biodiesel que está chegando ao consumidor na bomba.


O setor espera o avanço da aprovação do PL no Legislativo para consolidar essa grande conquista para um país mais sustentável e mais saudável.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO