Artigo de Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO, e de Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da Associação e membro do Conselho do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2023, publicado em revista do evento
O tempo é um recurso escasso e valioso, uma condição que parece ainda mais verdadeira quando consideramos os impactos cada vez mais próximos e perceptíveis do aquecimento global. Vivemos um ponto de inflexão, com o registro de recordes constantes de temperaturas médias do planeta. O alerta da Organização Mundial Meteorológica das Nações Unidas indica que há 66% de chances de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027, limite apontado como seguro no final de 2015, no Acordo de Paris. A energética é mais do que um plano de trabalho. Ela depende do senso de urgência de toda uma sociedade para a real compreensão da dimensão dos impactos dessa muFrancisco Turra e Julio Cesar Minelli dança climática.
O Brasil precisa ser protagonista nesse cenário internacional porque tem soluções imediatas e a capacidade de desenvolver cadeias que podem descarbonizar o transporte. O país é uma potência global verde e a bioenergia ocupa relevante papel no curto, médio e longo prazo. Fontes de energia de qualidade, ambientalmente sustentáveis e que promovam a redução nas emissões de gases de efeito estufa são oportunidades para o desenvolvimento do país. O biodiesel tem elevada maturidade técnica, especificações mais rígidas e capacidade instalada de produção para ampliar seu uso de forma imediata.
O governo brasileiro tem destacado que a transição energética é a chance de o país se tornar independente, tanto do ponto de vista econômico, como cultural, social e geopolítico. Para isso, em relação ao biodiesel, devemos de ampliar e atingir a mistura de 15% ao diesel fóssil (B15) o quanto antes, de forma integrada com a cadeia produtiva para promover a adoção de um novo cronograma de aumentos da mistura que leve à adoção pelo menos do B20, com marcos bem definidos que garantam segurança jurídica aos investidores.
Somos exemplo de matriz energética limpa com opções para aumentar a atividade econômica, agregando valor à nossa grande produção agrícola e ainda promovendo a sua expansão de forma completamente sustentável, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e gerando renda e qualidade de vida para a população.
O biodiesel está pronto para a transição já!
Veja a íntegra da revista neste link.
Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente
FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'
Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024