HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 jun 2022 - 07:15
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Biocombustíveis serão tema de debates no Fórum Nacional do Trigo

A alta no preço do petróleo tem chamado a atenção para a dependência dos combustíveis fósseis em escala mundial. A alternativa menos poluente e economicamente sustentável no longo prazo está na produção de biocombustíveis, como o biodiesel e o etanol. O Brasil dispõe de diversas alternativas para a produção de biocombustíveis, entre elas os cereais de inverno. Os Cenários na produção de biocombustíveis serão tema do painel de abertura do Fórum Nacional do Trigo, que acontece em Brasília, DF, no dia 28 de junho.


De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o Brasil é o segundo maior produtor e consumidor de biocombustíves do mundo. Em 2021, foram fabricados 7 bilhões de litros do biodiesel e 30 bilhões de litros de etanol. A principal matriz brasileira na produção de biocombustíveis é a soja, mas outras oleaginosas também são utilizadas para produção de biodiesel, como mamona, amendoim, canola, dendê e girassol, além de gordura animal.


O etanol é produzido no Brasil basicamente com cana-de-açúcar e milho, mas o uso de cereais de inverno pode ser alternativa para a produção do etanol amiláceo. O conteúdo médio de amido conversível e açúcar nos cereais de inverno é: cevada 50%; aveia 50%; centeio 59%; triticale 60% e trigo 65%. A produtividade de álcool depende de quão completa é a conversão do amido, mas normalmente é de 260 a 380 litros por tonelada de grãos.


O painel Cenários na produção de biocombustíveis acontece no Fórum Nacional do Trigo, no dia 28/06, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, DF. A realização é da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Veja a programação completa em https://www.reuniaodetrigo.com.br/

Fonte: Embrapa Trigo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 ago 2022

Método disponibiliza dados de pegada de carbono em nível municipal

+
SAIBA MAIS
16 ago 2022

Estados Unidos na vanguarda da crise climática novamente

+
SAIBA MAIS
12 ago 2022

Congresso Nacional será decisivo para Brasil retomar expansão dos biocombustíveis, diz FPBio

+
SAIBA MAIS
12 ago 2022

Biocombustível é opção para diminuir dependência do petróleo

+
SAIBA MAIS
10 ago 2022

Dia Internacional do Biodiesel: como o sustentável biocombustível é produzido

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO