HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
17 out 2023 - 11:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Aviões da Embraer completam testes de voo com combustível sustentável

As aeronaves mais avançadas da Embraer Phenom 300E e o Praetor 600 decolaram e pousaram com sucesso, em teste do combustível de aviação 100% sustentável (SAF 100%, na sigla em inglês), segundo comunicado da empresa deste domingo (15).


Os voos foram feitos na planta da Embraer em Melbourne, nos Estados Unidos. A fabricante brasileira de aviões diz que o uso do SAF é parte fundamental de seu compromisso com sustentabilidade.


Aeronave Phenom 300E decolou e pousou com sucesso, abastecida com combustível de aviação 100% sustentável - Divulgação/Embraer
A produção de SAF atingiu 300 milhões de litros no mundo em 2022. O número é o triplo do ano passado. No entanto, ainda representa 0,1% do total de combustível usado no mundo pelos aviões.


Além de poluir 80% menos que o querosene, o novo combustível é fácil de adotar: pode ser usado nos motores de aviões já existentes, sem grandes adaptações. O SAF também pode ser misturado ao querosene em várias proporções. Companhias de todo o mundo buscam substituir combustíveis fósseis pela alternativa renovável.


Apesar da alta procura, o avanço do SAF é lento por várias razões, especialmente a dificuldade em aumentar a produção. O combustível é feito a partir de óleos de plantas como palma e mamona, e de rejeitos orgânicos, incluindo óleos vegetais descartados. Montar uma fábrica leva de três a cinco anos.


"O uso de SAF essencial para que as operações da Embraer sejam neutras em carbono até 2040 e, assim, apoiar a meta do setor aeroespacial de zerar emissões até 2050", diz a empresa em nota.


Hoje, todas as aeronaves da empresa são aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação, segundo a própria Embraer.


Aeronave Phenom 300E decolou e pousou com sucesso, abastecida com combustível de aviação 100% sustentável - Divulgação/Embraer
A empresa trabalha para colocar em mercado aeronaves habilitadas a voar com o tanque abastecido apenas com SAF, o que pode reduzir emissões, ao possibilitar a troca de um combustível fóssil por uma fonte renovável.


A Embraer afirma que "continuará trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio".


Fonte: Folha de S.Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

As idosas suíças que ganharam o 1º caso sobre mudanças climáticas na Justiça

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO