HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
17 mar 2023 - 16:06
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Aumento da mistura de biodiesel promove a Economia Circular  

Assim como as gorduras, que possuem importante participação como insumo na produção de biodiesel, o uso de Óleo de Cozinha Usado (UCO, sigla em inglês) cresceu 30% em 2022 comparado ao ano anterior. O volume de 148 milhões de litros é recorde (Fonte: ANP), considerando os dados compilados no Painel Dinâmico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (veja quadro abaixo) e disponíveis desde 2017.


“O número é especialmente significativo porque o avanço do uso dessa matéria-prima residual se deu enquanto a produção de biodiesel caiu 7% no mesmo período em função da manutenção da mistura em 10%”, destaca Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO).


Economia Circular


O resíduo do óleo de cozinha é um item potencialmente poluidor quando descartado de maneira inadequada, sendo necessário ampliar as alternativas que possibilitem a sua reciclagem, o que configura a promoção de modelo de Economia Circular, quando o melhor uso de recursos naturais é feito por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.


O uso dos óleos usados na produção de biodiesel agrega valor ao resíduo e promove uma organização natural das cadeias de coleta para a sua aplicação industrial, desde o usuário doméstico até as redes de alimentação, gerando renda para os envolvidos.


Painel Dinâmico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-da-qualidade-da-producao-de-biodiesel


O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) terá sua primeira reunião no novo governo no próximo dia 17 de março, informou o Ministério de Minas e Energia (MME). Há uma expectativa de que na oportunidade possa ser discutido o teor de mistura de biodiesel no diesel, hoje em 10% (B10), com validade a partir de abril, e o crescimento para B15 de forma progressiva, conforme já previsto em lei.


“Além dos benefícios ambientais, de inclusão social e de geração de emprego e renda em todo o país, conciliando segurança alimentar e energética, a ampliação da mistura tem potencial de transformar o UCO em energia limpa, o que é uma grande conquista para a Economia Circular”, analisa Minelli.


Apesar do UCO representar 2,25% do total de insumo convertido em biodiesel (segundo a ANP), sua participação se aproxima dos 21% no Sudeste.


Mais CBIOs por volume de biodiesel produzido


O potencial de uso é muito grande: a estimativa de consumo de óleo comestível no Brasil foi de cerca de 4 bilhões de litros em 2022. Considerado um resíduo de alto valor, depois de reciclado, pode ser usado também como matéria-prima para a produção de tintas, vernizes, sabão e ração animal. Por ser uma matéria-prima residual, não são atribuídas emissões de gases de efeito estufa (GEE) a este insumo, maximizando o potencial de descarbonização do biodiesel, elevando a quantidade de Crédito de Descarbonização (CBIO) que pode ser emitida por volume produzido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03 mai 2024

Petrobras terá de comprovar conteúdo renovável do coprocessado, diz relator do combustível do futuro

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Brasileiros investem em projetos de combustível sustentável no exterior

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Be8 assina contrato com empresa indiana para construção de planta em Passo Fundo

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Engenheiro de bioprocesso e técnico em etanol: veja carreiras em alta no setor de biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
03 mai 2024

Óleo de cozinha toma o lugar da soja na produção de biodiesel nos EUA

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO