26 set 2016 - 09:26
Paris volta a proibir carros nas ruas na luta por melhoria do ar
A proibição de carros, em Paris, incluiu uma parte maior da cidade do que no evento do ano passado, fechando mais de 650 km de vias na capital francesa
Metade das ruas e avenidas de Paris ficou sem carros neste domingo. A iniciativa foi da prefeita Anne Hidalgo, contra a poluição do ar. A medida permitiu que famílias e turistas passeassem nas vias ao redor de monumentos como a Torre Eiffel e Champs-Elysees.
A proibição de carros incluiu uma parte maior da cidade do que no evento do ano passado, fechando mais de 650 km de vias na capital francesa. Ofereceu, ainda, atrações como sessões de patinação e um piquenique nas margens do Sena, perto prefeitura.
Para a prefeita, que fez da luta contra a poluição um dos fundamentos de sua campanha, em 2014, a meta permanece. O objetivo é mostrar que Paris pode funcionar sem carros. O conselho da cidade decidiu, no ano passado, proibir gradualmente quaisquer veículos a diesel fabricados antes de 2011. A instituição parisiense baseia-se na consciência pública sobre a qualidade do ar depois de forte nevoeiro na cidade.
Desde 1º de julho, veículos feitos antes de 1997 não estão autorizados a circular durante a maior parte do dia em Paris. Idem motocicletas produzidas antes de junho 1999.
Fonte: Reuters