HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
10 mar 2017 - 09:24
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Parceria financeiro-educacional incentiva a transformação de óleo de cozinha usado em biodiesel na Malásia

A maioria da população mundial não sabe como descartar adequadamente o óleo comestível usado e nem mesmo sabe que ele pode ser reciclado e transformado em combustível. Por isso, a Universiti Putra Malaysia (UPM) e a CIMB Foundation, associação filantrópica criada pelo grupo financeiro CIMB para apoiar programas sustentáveis, estão colaborando para educar o público através do "Programa de Óleo de Cozinha Usado para Biodiesel".

O projeto incentiva o público a encaminhar seu óleo de cozinha usado para um dos três centros de coleta na UPM, onde posteriormente será processado e se tornará biocombustível. Para que o produto seja elegível ao processo, ele não pode ter sido utilizado mais de três vezes, deve estar refrigerado e armazenado em um recipiente próprio antes de ser levado para a UPM.

Para cada kg de óleo de cozinha coletado, o grupo fará uma contribuição financeira de 1RM (moeda local). Zuraiti Zakaria, representante da instituição financeira, disse que a Fundação CIMB está contribuindo com cerca de 45 mil RM em apoio ao programa.

"Retribuir à comunidade faz parte do DNA do Grupo CIMB. Lançamos a Fundação em novembro de 2007 com financiamento de RM100mil. Esta fundação empreende atividades de responsabilidade social corporativa (CSR) que são de longo prazo, sustentáveis ??e eficazes", ressaltou Zakaria.

O Dr. Renuganth Varatharajoo, vice-chanceler da UPM  e responsável pelo departamento de Indústria e Relações Comunitárias e Processos e Engenharia Alimentar,  assim como o líder do grupo de pesquisa em Biotecnologia Ambiental, Dr Mohd Ali Hassan, fizeram questão de ressaltar a iniciativa.

"Com a contribuição da Fundação CIMB seremos capazes de pagar aqueles que nos trouxerem o óleo usado. Uma das melhores maneiras de eliminar esse insumo é reutilizá-lo como biodiesel", disse Varatharajoo.

"Ao misturar 10% de biodiesel ao diesel mineral, podemos usá-lo como combustível para alimentar veículos como ônibus, por exemplo. Por enquanto, o biodiesel produzido será apenas para uso interno, mas incentivamos as indústrias a nos encontrar para discutir como essa tecnologia pode ser adaptada em uma escala maior", finalizou Hassan.

Fonte: The Star Online , com adaptações Aprobio
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO