A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) saúda a escolha do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) como novo presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio). O papel do Legislativo é fundamental para a aprovação do regramento e cumprimento dos marcos regulatórios que são a base de uma política de Estado e que estabelecem a necessária segurança jurídica para o crescimento do investimento em biocombustíveis.
Alceu Moreira tem o perfil extremamente qualificado e experiência no parlamento para enfrentar esses desafios e trabalhar pela previsibilidade do avanço da mistura, retomando os princípios estabelecidos no Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) e no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.
O novo presidente da FPBIO foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), de 2019 a 2021, e assume, neste ano, seu quarto mandato como deputado federal. É membro permanente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e será coordenador da Comissão Nacional de Política Agrícola da FPA.
A APROBIO também destaca e parabeniza a importante atuação do deputado federal Pedro Lupion (PP/PR) na presidência da FPBIO em um período desafiador para o biodiesel. Com a sua liderança, o setor unido levou ao governo anterior seus pleitos, com objetivo de tentar minimizar os danos que poderiam ferir de morte esse patrimônio nacional e que é referência de modelo de desenvolvimento sustentável para muitos países. Neste ano, ele assumiu a presidência da FPA.
O setor está otimista com o compromisso ambiental e de sustentabilidade deste novo governo, mas entende que a mobilização coordenada pela FPBIO é importante porque promove a defesa necessária dos interesses da sociedade para se beneficiar das externalidades positivas na saúde, no meio ambiente, na geração de emprego e na agricultura familiar promovidas pelo uso progressivo do biodiesel na transição para uma matriz energética mais limpa.
Em comunicado, a FPBIO anunciou a chegada de Moreira à presidência da frente destacando que o parlamentar “é muito bem articulado com a bancada ruralista”. “O biodiesel pode ser o centro de uma ampla política pública para gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais aos brasileiros”, ressaltou a Frente.
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global